Brazilian Music Up To Date
The Interview: Chico Science
This page in English

OS PAIS DO MANGUE BEAT

UpToDate – O Chico Science criou essa nova escola musical pop chamada mangue beat?

Chico Science – Com certeza. É óbvio isso. Eu juntei os caras e peguei alguns percussionistas do Lamento Negro junto com os integrantes de uma banda que eu tinha, que era o Lostal. A gente juntou e fizemos o Chico Science & Nação Zumbi. Antes de tudo isso acontecer, eu fazia essas experiências junto com o Gilmar, que é do tambor. Ele tocava no Lamento negro, e a gente chegou para ensaiar e a descobrir coisas novas com o maracatu. Eu batizei essa coisa de resgatar os ritmos regionais e ligar isso à música pop mundial. Pegar esses elementos e botar com a guitarra, o baixo e usar o sampler, usar tecnologia. Eu dei o nome de mangue. Eu achei legal dar o nome de mangue por causa da cidade, por causa de uma poética que eu vivi. Um nome forte assim.

Já o (complemento) beat veio da mídia. Não só um conceito e uma atitude mas também a coisa da batida, de aceitar como batida também o mangue beat.
E daí partiu a coisa de movimento, do envolvimento com o Fred 04, do Mundo Livre, de trabalhar junto, de dividir as idéias. Aí eu fiz aquele release manifesto do início. A gente perdeu um pouco a direção da coisa porque cada um tem que trabalhar em um lugar, tem gravadora, tem show... E é muito difícil de se estruturar. A coisa vai crescendo e você vê que não segura o lance de centrar mais, de estar ali conversando, trocando as mesmas idéias desse núcleo que a gente fundou. Precisamos sair para se dedicar mais.


UpToDate – O mangue beat tem alguma manifestação social, como resgate da região?

Chico Science –Eu acho que essa tensão cultural é sofrida no Brasil inteiro. É uma questão de trabalhar os ritmos regionais. De você ter o que fazer e ter elementos para trabalhar. Não só no Nordeste como no resto do Brasil.
Essa foi a minha primeira idéia, foram os conceitos que vieram depois e na maioria deles criados por Fred.


Previous Main Interview Next

©Copyright : Brazilian Music Up To Date