Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Agenda

de 27.02.2015 a 11.12.2015
Aperfeiçoamento em orientação vocacional: curso gratuito
Estão abertas, até 30 de janeiro, as inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento em Orientação Profissional e de Carreira, gratuito, oferecido pelo Instituto de Psicologia da USP.
Voltado para psicólogos interessados na formação de orientadores profissionais, o curso tem o objetivo de fornecer bases teóricas e experiências práticas que possibilitem ao psicólogo desenvolver projetos próprios em orientação profissional e de carreira.
São oferecidas 15 vagas. Os interessados devem enviar o currículo atualizado com uma carta justificando o interesse pelo curso para o e-mail sopi@usp.br e depois fazer uma prova de conhecimentos, que será aplicada no dia 3 de fevereiro, às 9h, nas dependências do Instituto de Psicologia, (Av. Prof. Mello Moraes, 1.721, Cidade Universitária, São Paulo).
O curso tem carga horária de 256 horas e será realizado de fevereiro a dezembro, no próprio Instituto.
Curso de Aperfeiçoamento em Orientação Profissional e de Carreira. Insituto de Psicologia da USP. 27 de fevereiro a 11 de dezembro de 2015. 6ª feiras, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Mais informações pelo e-mail sopi@usp.br.
01.08.2015
II Congresso Acadêmico de Neurociência
O evento foi originado a partir da ideia e da colaboração entre as Ligas de Neurologia, Neurociências e Neurocirurgia das maiores e mais bem conceituadas Faculdades de Medicina do País.
As palestras abordarão os mais diversos assuntos existentes dentro da área de Neurociências, englobando assim assuntos de Neurologia e Neurocirurgia, os quais serão melhor esclarecidos na sessão “Estratégias de Ação”.

Será aberto também um espaço para os alunos exporem seus trabalhos e casos clínicos, ambos avaliados por uma bancada composta
por professores de diferentes faculdades. Os estudantes de Medicina participantes que apresentarem seus trabalhos terão então a
oportunidade de competir por diversos prêmios.
O II CAN tem também por objetivo principal promover laços de amizade e companheirismo entre os alunos e profissionais das diversas Faculdades participantes.

Saiba mais em http://www.congressodeneurociencias.com.br/index.php/localizacao

Anfiteatro da Universidade Cidade de São Paulo - Rua Dr. Cesário Galeno, 448/475 - Bairro Tatuapé - São Paulo - SP
01.08.2015
Roda de conversa - Fundação CASA
O encontro compõe uma série de ações estaduais com vistas à consolidação de espaços de interlocução em que vem sendo pautadas questões relativas à Fundação CASA

Em 01 de agosto de 2015 discutiremos o tema "Articulação com a rede de serviços", ocasião em que poderemos compartilhar experiências exitosas e discutir os desafios contemporâneos para fomento e efetivo alinhamento de ações entre os equipamentos responsáveis pelo cuidado junto a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.
Entrada gratuita
Local: Auditório do CRP SP
Endereço: Rua Arruda Alvim, 89 - Jd. América - São Paulo (Próximo ao Metrô Clínicas)
www.crpsp.org.br/fundacaocasa
de 03.08.2015 a 08.08.2015
Gêneros em trânsitos - Centro de Pesquisa e Formação
Gêneros em trânsitos reúne pesquisadores e militantes trans e travestis para dialogar com o público acerca de questões centrais sobre identidades de gênero na sociedade brasileira contemporânea no Centro de Pesquisa e Formação – CPF Sesc.
Entre os tópicos abordados estão: a luta pela despatologização das identidades trans, tratadas ainda como transtornos mentais; dilema entre pressão social e desejo pelo enquadramento em estereótipos de gênero; a discriminação que coloca travestis em situação de vulnerabilidade (bem como os inúmeros estereótipos que folclorizam a figura da travesti); transexualidade na infância e a relação com a educação escolar; o transfeminismo e as relações - ora conturbadas, ora de aproximação - com o feminismo e o feminismo negro.
O ciclo se encerra com um debate acerca do cotidiano de pessoas trans em suas relações familiares, sociais e mercado de trabalho.
A mediação é de Hailey Kaas*, militante, tradutora e escritora. Tem se dedicado principalmente à pesquisa sobre Transfeminismo(s), Intersecionalidade, Teoria Queer. Fundadora e coordenadora do site e Coletivo Transfeminismo.
centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/
07.08.2015
Conversando com os pais de crianças com autismo na clínica, na gestão e na política
Programação:
Abertura
Adela Stoppel de Gueller (MPASP)
Claudia Justi Monti Schönberger (Clínica do Instituto Sedes Sepientiae)
Miriam Chnaiderman (Departamento de psicanálise)

Projeção do filme “O silêncio que fala”
Direção: Miriam Chnaiderman. Realização: MPASP - Movimento Psicanálise, Autismo Saúde Pública. Produção: Sequência | Produção Executiva: Reinaldo Pinheiro. Edição: Rogério Moura. Apoio: Chilli filmes. Duração: 12 min

Debatedores
Janaina de Conceição Thomazo e Silva e Renato Pereira Silva (pais)
Rosana Bianchi Correa de Santana (mãe - membro do Conselho Gestor do CAPS infantil d Mooca)
Mira Wajntal e Marcia Ramos (docentes do curso Autismo e Psicoses na infância: diagnóstico e projeto terapêutico - Instituto Sedes Sepientiae)


7 de agosto de 2015
das 20 as 22:30 no Auditório do instituto Sedes Serpientiae
Rua Ministro Godoy, nº 1484 - Perdizes, São Paul - SP
Inscrições no local, 170 vagas. Entrada gratuita.
Mais informações: www.sedes.org.br
de 13.08.2015 a 01.10.2015
Seminário sobre a Obra de Jacques Lacan
O evento acontece desde 2001, sempre enfatizando as referências e contextos no decorrer do ensino de Lacan. Ele constitui uma atividade conjunta do Latesfip (Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP) e da Escola dos Fóruns do Campo Lacaniano.
Nos cinco encontros, que concluem a leitura comentada do seminário, será discutida a relação entre a nomeação e o fantasma (sutura) a partir da função do objeto a, tal como ela pode ser isolada no modelo da Garrafa de Klein.

Local: Instituto de Psicologia da USP, Auditório Carolina Bori (Bloco G) e Auditório Aurora Furtado (sala 20 Bloco de Aulas) dependendo do dia.
Horário: 12:30 às 14:00
Inscrições: no primeiro encontro
Contato: e-mail: chrisdunker@usp.br ou 3887-0781
Público, aberto e gratuito

Programação:

13 de Agosto (aula 1) Conferência com Pedro Arévola

20 de Agosto (aula 2) Estrangeiro contra o Sofista: o simulacro e o fantasma
Lacan, J. (1964-1965) Seminário XII Problemas Cruciais para a Psicanálise Lição XX (26 maio de 1965) Edição Centro de Estudos Freudianos do Recife.

17 de Setembro (aula 3) O Não ser e o Real
Lacan, J. (1964-1965) Seminário XII Problemas Cruciais para a Psicanálise Lição XXI (02 de junho de 1965

24 de setembro (Aula 4) Sujeito, Saber e Sexo.
Lacan, J. (1964-1965) Seminário XII Problemas Cruciais para a Psicanálise Lição XXIII (16 de junho de 1965

01 de Outubro (aula 5) A Entzweiung de Lol V. Stein
Lacan, J. Seminário XII (1964-1965) Problemas Cruciais para a Psicanálise Lição XXIV (23 de junho de 1965
de 19.08.2015 a 22.08.2015
XXIV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental
O Encontro, realizado na Universidade São Judas Tadeu (USJT), campus Mooca, em São Paulo e presidido por Jan Luiz Leonardi, tem por tema “Ciência do comportamento para a construção de um futuro sustentável”.

Reúne analistas do comportamento de todas as regiões do Brasil e convidados internacionais. São quatro dias de atividades ocorrendo simultaneamente em 25 salas, nas quais os participantes apresentam e debatem avanços e desafios mais significativos da área, da pesquisa básica, aplicada e histórico-conceitual à intervenção comportamental com várias populações e cenários.

Entre os convidados estrangeiros com presença já confirmada no Encontro deste ano, encontram-se os pesquisadores Bernardo Guerin, da Universidade do Sul da Austrália, e Henry Schlinger, da Universidade da Califórnia.

Participam dos Encontros da ABPMC pessoas em diferentes níveis de desenvolvimento acadêmico, desde estudantes de iniciação científica a professores e pesquisadores livres-docentes.
Na véspera da abertura do Encontro da ABPMC, dia 18 de agosto, será realizado o 1º Encontro cultural de estudantes de Análise do Comportamento, denominado Radicais Livres. O evento tem por objetivo promover a disseminação da Análise do Comportamento entre os estudantes brasileiros, proporcionando experiências de aprendizagem por meio de jogos e outras atividades lúdicas. É constituído por uma série de disputas na quais equipes de estudantes de graduação e pós-graduação participam de tarefas e desafios específicos. As atividades ocorrem em contextos descontraídos tendo como pano de fundo pressupostos filosóficos, metodológicos, conceituais e de aplicação da Análise do comportamento.

Mais informações sobre o 24º Encontro da ABPMC podem ser obtidas no site http://www.encontroabpmc2015.com.br/ ou pelo telefone (11) 3675-2325. Para obter mais informações sobre a ABPMC, acesse o site www.abpmc.org.br.
de 19.08.2015 a 22.08.2015
XI Congresso Latino-americano de Psicoterapia e II Congresso Brasileiro de Psicoterapia
O tema oficial é Psicoterapia no Século XXI: possibilidades, novas perspectivas, desafios.
Será uma oportunidade para reunir pessoas, pensamentos, pesquisadores para promover o crescimento dos psicoterapeutas.
ocal
Campus Paraíso/Vergueiro - UNIP - Estação Metrô Vergueiro
Rua Vergueiro, 1211 – Aclimação - 01504-001 - São Paulo – SP

Maiores informações: http://www.psicoterapia2015.com.br/informacoes.asp
26.08.2015
Sonhos e o campo analítico
O evento é produzido pela Diretoria Científica da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. "Sonhando a sessão e a teoria do campo analítico" será uma conferência de Giuseppe Civitarese, PhD em psiquiatria e ciências relacionadas e membro da Associação Psicanalítica Americana e da Associação Internacional de Psicanálise.

Local:
Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo
Av. Dr. Cardoso de Melo, 1450
Vila Olímpia - São Paulo - SP
1° andar - Auditório
www.sbpsp.org.br
de 25.09.2015 a 26.09.2015
4ª Jornada de Psicossomática
A quarta edição do evento conta com duas atividades simultâneas, a primeira com o tema As interfaces da psicossomática e seus desafios e a segunda sobre Psicossomática do Novo Envelhecimento. Com a presença de palestrantes do Brasil e da Argentina, o evento busca atrair estudantes e profissionais da saúde.

Local: Hotel Everest
Rua Duque de Caxias, 1357
Centro Histórico - Porto Alegre
Para mais informações, acesse o site do evento.
www.abmp-rs.com.br/4ordf-jornada-de-psicossomaacutetica.html
de 05.11.2015 a 07.11.2015
IV Congresso Brasileiro de Terapia Cognitiva da Infância e Adolescência
A discussão acerca da terapia cognitiva voltada para crianças e adolescentes tem se tornado cada vez mais popular, ganhando importância no mundo inteiro. Apesar disso, até pouco tempo atrás não existia nenhum fórum exclusivo que debatesse o tema. Foi aí que surgiu, em 2012, o CONCRIAD - Congresso Brasileiro de Terapia Cognitiva da Infância e Adolescência, que trouxe profissionais de renome internacional para debater os efeitos da terapia cognitiva na infância e na juventude. Atualmente o CONCRIAD é considerado um dos mais importantes eventos sobre terapias cognitivas no Brasil.

A quarta edição do evento ocorrerá em Minas Gerais, entre os dias 5 e 7 de novembro, no Mercure Belo Horizonte Lourdes Hotel. Trazendo como temática principal “A integração sistêmica na saúde mental de crianças e adolescentes”, o CONCRIAD 2015 contará com diversas conferências, mesas redondas, apresentações de trabalhos e atividades interativas, além da participação de conferencistas da Europa, América Latina e Brasil.

Entre os eixos temáticos estão: infância e vulnerabilidade, estruturas familiares contemporâneas, famílias substitutas e abrigos, grupos de apoio e proteção à infância, programas preventivos e de promoção de saúde mental, neuropsicologia e aprendizagem, protocolos clínicos, psicopatologia, apego, vínculos e empatia.

No mesmo evento, abordando o tema da terapia cognitiva para o âmbito escolar, será realizada a segunda edição do Seminário Brasileiro de Processo Cognitivos nas Escolas, que contará com sete conferências. Entre os temas abordados estão inclusão, drogas, violência doméstica, educação socioemocional e programas escolares: saúde global na escola.

Cursos internacionais, cursos pré-congresso e atividades extras ocorrerão no dia 05 de novembro e podem ser conferidos no site http://concriad.com.br/site/cursos/


CONCRIAD 2015 - IV Congresso Brasileiro de Terapia Cognitiva da Infância e

Adolescência

Data: 05 a 07 de novembro de 2015

Local: Mercure Belo Horizonte Lourdes Hotel – Belo Horizonte/MG (Avenida do

Contorno, 7315)

Maiores informações e inscrições no site www.concriad.com.br ou através do fone 51

3066-3690 ou pelo e-mail inscricoes@concriad.com.br.

Mercure Belo Horizonte Lourdes Hotel - Belo Horizonte/MG
www.concriad.com.br