Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Agenda

13.02.2016
Vigência do conceito de trauma na teoria e na clínica psicanalítica
O Seminário de curta duração Vigência do conceito de trauma na teoria e na clínica psicanalítica será composto de 3 aulas de 3 horas cada e será ministrado pela docente Myriam Uchitel, autora dos livros “Além dos Limites da Interpretação” e “Neurose Traumática”. O seminário trará discussões sobre o breve percurso do conceito de trauma ao longo da obra freudiana, os aspectos da singularidade do trauma em Sándor Ferenczi, Donald Winnicott e Silvia Bleichmar e a evidência e destino do traumático na clínica.

Inscrições e informações em: (11) 3864-2330 / 3865-0017 ou pelo site.

Centro de Estudos Psicanalíticos.
Rua Alm. Pereira Guimarães, 378.
Pacaembu - SP.
www.centropsicanalise.com.br/course/vigencia-do-conceito-de-trauma-na-teoria-e-na-clinica-psicanalitica/
19.02.2016
Debate: é possível levar a efeito uma análise via internet?
A ênfase no debate é uma forma de reconhecer as diferentes leituras das problemáticas sociais, por isso são convidados profissionais que, além de se caracterizarem pelo nível de dedicação e especialização nos respectivos temas, evidenciam a diversidade de abordagens. Os debatedores serão Alicia Beatriz Dorado Lisondo, Denise Salomão Goldfajn e Karin de Paula.
O debate será gratuito. Mais informações e inscrições em (11) 3864-2330 / 3865-0017 ou pelo site.

Centro de Estudos Psicanalíticos.
Rua Alm. Pereira Guimarães, 378.
Pacaembu - SP.
centropsicanalise.com.br/course/e-possivel-levar-a-efeito-uma-analise-via-internet/
26.02.2016
Reunião Temática: A angústia e o destino de simbolização
Nesta conferência, ministrada pela psicanalista Elisa Maria de Ulhôa Cintra, o fenômeno da angústia que atravessa toda a prática psicanalítica e seu percurso teórico são o ponto de partida. A criação do setting analítico, o processo analítico e o convite à livre associação e à rêverie são, por excelência, estratégias que convidam à simbolização da dor e da angústia. A partir de Freud, será feita uma leitura dos processos de simbolização primária e secundária, com algumas contribuições de Winnicott, Marion Milner e Roussillon.

Mais informações e inscrições em (11) 3864-2330 / 3865-0017 ou pelo site.

Centro de Estudos Psicanalíticos.
Rua Alm. Pereira Guimarães, 378.
Pacaembu - SP.
centropsicanalise.com.br/course/a-angustia-e-o-destino-de-simbolizacao/
de 01.04.2016 a 02.04.2016
I Jornada sobre abuso sexual
Em 1 e 2 de abril, a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo promoverá a I Jornada sobre abuso sexual, que tem como tema central as consequências para a subjetividade - prevenção. Com o objetivo de reunir profissionais de diversas áreas como educação, medicina e direito para discutir ideias sobre a violência sexual e pensar formas de intervenção precoce, o evento contará com nomes internacionais como o analista da Sociedade Psicanalítica de Israel Joshua Durban e o membro efetivo da Sociedade Psicanalítica de Paris Juan Eduardo Tesone.

Av. Dr. Cardoso de Melo, 1450
Vila Olímpia - São Paulo
Auditório Sigmund Freud - 1° andar

Para mais informações sobre inscrição, acesse o site.
www.sbpsp.org.br/atividades/eventos-sbpsp/item/1396-i-jornada-sobre-abuso-sexual-consequencias-para-a-subjetividade-prevencao/1396-i-jornada-sobre-abuso-sexual-consequencias-para-a-subjetividad
de 21.06.2016 a 23.06.2016
Trabalho, Stress e Saúde: viver bem é trilegal – da teoria à ação
A insegurança em relação à estabilidade no emprego e o aumento dos níveis epidêmicos de doenças crônicas têm sido um crescente desafio enfrentado por gestores e trabalhadores. O que é preciso para manter um profissional saudável na empresa? Como estão funcionando os programas de qualidade de vida no trabalho?

Estas e outras questões serão um dos principais focos do 16º Congresso de Stress da ISMA-BR, 18º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, 8º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública, 8º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público e 4º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, cujo tema é “Trabalho, Stress e Saúde: viver bem é trilegal – da teoria à ação”.

Os temas selecionados para o congresso de 2016 atendem a uma demanda atual que envolverá experiências empresariais e pesquisas na área. A ideia é não apenas discutir medidas pontuais, mas um conjunto de ações para tornar o dia a dia corporativo mais produtivo, transformando-o em um estágio da busca de excelência e da manutenção da saúde. Da teoria à prática, o caminho é longo. Mas as mudanças começam no aprendizado diário do viver melhor.

A submissão de trabalho oral, simpósio e pôster deve ser feita até 27 de março de 2016. Confira o regulamento e mais informações no seguinte site: http://www.ismabrasil.com.br/congressos/congresso-2016/trabalho


Das 8h30 às 19hs.
Centro de Eventos Plaza São Rafael
Porto Alegre, RS, Brasil
www.ismabrasil.com.br/congressos/congresso-2016