Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Multimídia

Leituras de férias para mexer com a cabeça das crianças

O período livre costuma ser um bom momento para colocar a leitura em dia – e isso vale também para as publicações voltadas ao público infantil

janeiro de 2015
Histórias nos ajudam a encarar aqueles monstrinhos que vivem escondidos em algum lugar sombrio dentro da nossa cabeça e quando menos esperamos aparecem em forma de dor, tristeza, solidão ou medo. As palavras, em especial, costumam funcionar como ótimos antídotos contra essas figuras assustadoras, que surgem de formas nem sempre claras, mas sempre incômoda. Ou simplesmente nos trazem situações de aconchego, marcadas pelo afeto, pela chance de cuidar e ser cuidado.

O mais curioso é que sempre funcionam como lembrete de que é possível ser protagonista do próprio enredo. E, em geral, fica mail fácil viver, por intermédio do livro, emoções que nos ameaçam quando estão perto demais. Resultado: além de mexer com a imaginação, histórias ajudam as pessoas (independentemente da idade) a lidar com angústias. A seguir, alguns livros lançados em 2014 que podem ser bons companheiros para as próximas semanas.