Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

A ciência como agente de transformação social

Palestra com o neurocientista Miguel Nicolelis discute o grande potencial transformador de iniciativas que agregam pesquisa científica a uma missão social

maio de 2009
Como cientistas brasileiros, radicados no exterior, poderiam contribuir para o desenvolvimento econômico e sociocultural de seu país natal?

Como resposta a essa indagação, surgiu a idéia de criar um projeto privado, cuja principal meta seria construir um instituto de pesquisas em neurociências, de nível mundial, incorporando iniciativas educacionais e sociais, para fortalecer a comunidade da região onde fosse atuar. Em síntese, o plano consistia em criar um pólo integrado e auto-sustentável de geração de conhecimento e desenvolvimento social.

Foi assim que surgiu o Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS). Localizado no estado do Rio Grande do Norte, o IINN-ELS pretende contribuir para o processo de minimização das desigualdades sociais e econômicas entre as diferentes regiões do país, descentralizando a produção e a disseminação do conhecimento, e tornando a educação científica qualificada acessível à crianças e jovens do ensino público da região.

Em atividade desde 2003, o IINN-ELS integra atualmente dois centros de pesquisas em neurociências (Natal e Macaíba – RN); uma escola de educação científica, com duas unidades (Natal e Macaíba), para 1000 crianças e jovens de 11 a 17 anos de escolas públicas da região; e um Centro de Saúde voltado aos cuidados materno-infantis em Macaíba.

É sobre essa experiência, que tem demonstrado o grande potencial transformador de iniciativas que agregam pesquisa científica a uma missão social, que o neurocientista Miguel Nicolelis dissertará na palestra A ciência como agente de transformação social, no dia 09 de junho, às 19h30, no Tuca Arena em São Paulo.

O evento comemora o sétimo aniversário de Scientific American no Brasil, que traz como brinde na edição de junho: o livro O Mensageiro das Estrelas, publicado por Galileu em 1610, relatando suas observações com o uso pioneiro do telescópio.

Sobre o palestrante:
Miguel Nicolelis é Professor Titular de Neurobiologia e Co-Diretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University – EUA, Consultor do Instituto do Cérebro da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) – Suíça e Coordenador do Instituto Internacional de Neurociências de Natal-Edmond e Lily Safra (IINN-ELS) - Brasil.