Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

A gula: entre vícios e virtudes

O historiador Luís Estevam analisa a relação da sociedade contemporânea com a comida e a associação entre gula e culpa

outubro de 2014
O novo episódio da série do Café Filosófico, 7 prazeres capitais, mostra como a gula ganhou novos significados ao longo dos anos. Por que, séculos depois de condenada pela igreja católica, ela ainda é frequentemente associada à culpa? 

O historiador Luís Estevam De Oliveira Fernandes analisa as diferentes formas como a humanidade se relacionou com a comida e apresenta um paradoxo contemporâneo: de um lado, a obsessão com a saúde e o culto ao corpo, associados ao medo da morte e ao desejo de imortalidade. Do outro, a explosão do conceito de gastronomia “gourmet”, que aborda o comer como uma elaborada experiência sensorial, muito além de uma mera necessidade fisiológica.

Confira a apresentação completa:


No domingo, 19, às 22h, na TV Cultura, Luiz Felipe Pondé apresenta o próximo episódio da série, com A castidade impossível, a luxúria maldita. A palestra você confere no site da Mente e Cérebro, na segunda-feira, dia 20.

Veja também as primeiras apresentações: Os velhos e os novos pecados, com o historiador Leandro Karnal, A preguiça e a melancolia, com o filósofo Oswaldo Giacoia Jr., Quando muito é pouco: a avareza, com José Alves Freitas Neto e Da ira à esperança, com Carlos Alberto Contieri.

Leia mais

A popularidade está no DNA
O tamanho e a estrutura da rede social de uma pessoa podem ter raízes genéticas; cientistas consideram agora a possibilidade de que redes sociais podem disseminar a ação dos genes ligados à obesidade – pessoas que tem um amigo íntimo que ganhou peso, por exemplo, tem maior probabilidade de engordar também

Santas e anoréxicas
Tanto a bulimia quanto a anorexia são transtornos prevalentemente ligados às questões da feminilidade, a ideais inatingíveis de corpo perfeito, de magreza