Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

A revanche dos cachorros

Cães podem detectar objetivos implícitos de tarefas; chimpanzés são mais preguiçosos

maio de 2007
CATHY STANCIL/DREAMSTIME
Tal como os seres humanos, os cães são capazes de imitar seletivamente, atribuindo justificativas ao comportamento alheio
Apesar de serem os melhores amigos do homem, quando o assunto é inteligência os cães sempre ficaram atrás dos macacos. Estudo publicado na Current Biology revela, porém, que talvez não seja bem assim - seres humanos e cachorros são muito mais parecidos no que diz respeito à imitação da ação alheia do que podia supor a primatologia. Não se trata de copiar o que observam, mas do que os cientistas chamam de “imitação seletiva”.

O experimento é simples: os pesquisadores treinaram cães para abrir um recipiente usando uma alavanca. Obviamente, todos eles preferiram usar a boca para executar a tarefa. Uma fêmea, entretanto, foi especialmente treinada para usar a pata. A idéia era que, para conseguir comida, os outros cães a imitassem. Isso realmente aconteceu, mas de forma parcial.

Os animais usaram a boca, em vez da pata, quando viram a fêmea mover a alavanca com a pata enquanto sua boca segurava uma bola. Porém, quando a fêmea ficou com a boca vazia, seus colegas a imitaram completamente, isto é, usaram a pata para abrir o recipiente. Segundo os cientistas, isso significa que a imitação dos cachorros é modulada pela intenção da ação. Eles usaram a pata quando perceberam que a fêmea estava com a boca ocupada (com a bola). Quando ela não tinha nada entre as mandíbulas e, portanto, parecia haver uma razão específica para usar a pata, repetiram a ação com perfeição.

Esse é o primeiro estudo que prova que, tal como os seres humanos, os cães são capazes de imitar seletivamente, isto é, não “macaqueiam” simplesmente. Nesse sentido, eles estão mais próximos do Homo sapiens que nossos parentes mais próximos, os chimpanzés, que em tarefas similares sempre preferem o jeito mais fácil de atingir um objetivo.