Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Abstinência de maconha pode causar síndrome tardia

Ex-dependentes apresentam vômitos e compulsão por banhos quentes após suspensão da droga

maio de 2009
© Tatiana Morozova/Shutterstock
Receptor canabinóide relacionado ao sistema imunológico pode ser a causa dos sintomas
Durante muito tempo especialistas acreditavam que, diferentemente das dependências de cocaína e heroína, que quando têm o consumo interrompido provocam sintomas de abstinência como suor excessivo e tremores pelo corpo, a interrupção do uso de maconha não causava reações. Um artigo publicado no periódico World Journal of Gastroenterology, entretanto, traz evidências que podem abalar essa aparente certeza.

O médico Siva Sontineni, da Universidade Creighton, em Omaha, no estado americano de Nebraska, descreve uma síndrome tardia em ex-usuários crônicos de Cannabis caracterizada por vômitos intensos e recorrentes e ainda compulsão por banhos quentes, o que parece ser uma forma de aliviar a náusea. No artigo, o autor apresenta o caso de um jovem de 22 anos com sintomas muito semelhantes aos do distúrbio reconhecido pela primeira vez em pacientes australianos.

“Em todas as situações, o problema se manifestou anos depois da interrupção do uso da droga, o que pode explicar por que até hoje tenha passado despercebido dos médicos”, explica Sontineni. O mecanismo é desconhecido, mas suspeita-se que um tipo de receptor canabinóide no cérebro, relacionado ao sistema imunológico, possa estar de alguma forma envolvido na origem dos sintomas.