Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Acrobacias para Salvador Dalí

Trupe internacional apresenta espetáculo baseado na obra do pintor catalão

junho de 2013
Reprodução
Uma imensa tela de quase 10 metros de altura, pintada por Salvador Dalí nos anos 40 e desaparecida por várias décadas, foi a inspiração para La veritá, espetáculo da companhia suíça de teatro e dança Finzi Pasca, que conta de forma poética a trajetória do artista catalão, um dos nomes mais importantes do surrealismo, movimento artístico do século 20 influenciado pelas ideias de Sigmund Freud sobre o inconsciente e marcado pela tentativa de retratar aspectos ocultos da mente.

A obra original faz parte do cenário da apresentação, que mescla técnicas circenses, balé e teatro. Segundo o criador da companhia, Daniele Finzi Pasca, as imagens de Dalí pertencem à dimensão dos sonhos – não é possível distinguir se é noite ou dia ou o que é real ou imaginário. “A linguagem dos acrobatas, que não ficam nem no chão, nem no ar, fala ao nosso inconsciente. Na verdade, nossas paisagens internas parecem mais verdadeiras que a realidade”, diz. A companhia fará turnê por várias capitais. Em junho, se apresentará em Porto Alegre e Curitiba. Em julho e agosto, passa por Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo.

La veritá. Em Curitiba, no Centro Cultural Teatro Guaíra. Rua XV de Novembro, 971, Centro. Quinta a sábado, às 21h. Domingo, às 20h. De R$70 a R$180. Informações: (41) 3304-7900. De 13 a 23 de junho. Em julho, a companhia segue para Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro. Em agosto, para São Paulo.

Leia mais:

Loucura em cena

Entre o sonho e a ficção