Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Alzheimer é tema de documentário transmitido hoje

Histórias mostram desde a rotina de quem vive com a doença até os avanços científicos na prevenção, no tratamento e na erradicação do distúrbio

setembro de 2009
IMAGENS: DIVULGAÇÃO
A HBO apresenta em 21 de setembro a série completa The Alzheimerís project, composta por quatro documentários, com histórias que mostram desde a rotina de quem vive com a doença até os avanços científicos na prevenção, no tratamento e na erradicação do distúrbio. Nos Estados Unidos, a produção contou com a colaboração do National Institute on Aging (Instituto Nacional do Envelhecimento), instituição encarregada de garantir que o conteúdo estivesse de acordo com os resultados das pesquisas. A série tem como produtoras executivas Sheila Nevins e Maria Shriver, cujo pai recebeu o diagnóstico de Alzheimer em 2003.

O primeiro episódio The memory loss tapes (As fitas da memória perdida) revela a história de sete pessoas que vivem com a doença, cada uma em um estágio, e como lidam com suas limitações. O segundo, Grandpa, do you know who I am? (Vô, você sabe quem eu sou?), criado com base no livro Whatís happening to grandpa?, de Maria Shriver, conta o cotidiano de nove crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 15 anos, que convivem com avós que sofrem do transtorno. Na sequência, será apresentado Momentum in science (Avanços da ciência), dividido em duas partes, que mostra o trabalho de 25 cientistas e médicos que pesquisam as chances de melhorar a identificação e o diagnóstico do Alzheimer, diminuindo as possibilidades de o cérebro adoecer e a prevenção. Por fim, Caregivers (Profissionais da saúde) trata do trabalho dos cuidadores.