Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Antidepressivo traz alívio a pacientes com câncer

Combinado à psicoterapia, tratamento ameniza, além dos sintomas depressivos, dor, ansiedade e fadiga associadas à doença

setembro de 2014
A depressão é mais frequente entre pessoas com câncer – constataram pesquisadores da Universidade de Oxford e da Universidade de Edimburgo ao reunir e analisar dados de mais de 21 mil pacientes com câncer na Escócia. A estimativa é que aproximadamente 73% dos que, além da doença, são diagnosticados com depressão não recebem tratamento adequado para o transtorno.

Para avaliarem os efeitos positivos do tratamento direcionado para depressão, os cientistas submeteram 500 adultos diagnosticados com depressão maior e câncer com prognóstico favorável (sobrevida prevista de mais de 12 meses) a um programa de tratamento sistemático, com enfermeiras, terapeutas e médicos especialistas, baseado na medicação com antidepressivos e sessões de psicoterapia. Depois de seis meses, a intensidade dos sintomas depressivos caiu pela metade em 62% dos participantes, em comparação com 17% do grupo de controle, que não recebeu tratamento específico para a depressão. A abordagem ajudou a amenizar também ansiedade, dor e fadiga. Os ganhos permaneceram por 12 meses.

Os pesquisadores repetiram o experimento com outros pacientes, dessa vez com câncer terminal, e constataram que as intervenções são eficazes também nos casos mais graves, segundo publicaram na The Lancet Oncology. “As mudanças podem melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e aumentar as chances de prevenção de episódios de ansiedade, depressão, estresse e doenças psicossomáticas, algo que parece determinante no tratamento de indivíduos com câncer”, diz o psiquiatra Michael Sharpe, um dos autores do estudo.

Leia mais

Projeto oferece tatuagens a mulheres com câncer de mama
Iniciativa visa estimular autoestima de pacientes durante tratamento

Depressão torna a noção de temporalidade mais aguçada
Pessoas com o transtorno percebem o tempo assim como se autopercebem: de forma mais rigorosa e menos positiva

Bactérias causam sintomas da depressão
Habitantes da flora intestinal podem cair na corrente sanguínea e influir no humor