Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

As neuroses do Lobo Mau

outubro de 2008
DIVULGAÇÃO
O lobo mau no divã – As neuroses, psicoses, distúrbios e doenças de nossos personagens preferidos. Laura James. Best Seller, 2008, 254 págs., R$ 19,90.
Capitão Gancho apresenta comportamento anti-social, que esconde a infelicidade profundamente enraizada. Talvez o ódio que nutre por todos ao redor encubra uma depressão, agravada pelo luto mal elaborado da perda da mão, comida por um crocodilo. O empresário Willy Wonka, proprietário da Fantástica Fábrica de Chocolate – isolado e cada vez com menos contato com a realidade – sofre de transtorno de personalidade esquizotípica (caracterizado pela impossibilidade de estabelecer relações afetivas íntimas, pelas distorções cognitivas e de percepção). Já Cinderela mostra comportamento infantilizado, fixação em sapatos e necessidade exagerada de aprovação.
Psicólogos e psiquiatras dificilmente encontrarão em O lobo mau no divã – As neuroses, psicoses, distúrbios e doenças de nossos personagens preferidos, da jornalista Laura James, contribuições técnicas que favoreçam a elaboração de diagnósticos ou o aprofundamento de discussões clínicas. E não há problema algum nisso. Afinal, a proposta do lançamento da Best Seller é justamente oferecer uma avaliação psicológica bem-humorada de personagens fictícios, partindo de suas características e históricos, apresentar fragilidades emocionais e possíveis transtornos que, não raro, é possível reconhecer também em pessoas com quem convivemos. Um exercício bem-humorado de psicodiagnóstico.