Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Automóveis luxuosos ditam regras no trânsito

Motoristas tendem a ser influenciados pelo comportamento de condutores de veículos que representam status social; resultados podem ajudar a definir o foco de campanhas rodoviárias de segurança

julho de 2014
Shutterstock
Donos de automóveis caros são mais respeitados no trânsito, segundo o estudo publicado na Transportation Research Part F, no qual o psicólogo Nicolas Guéguen e sua equipe, da Universidade de Bretagne-Sud, na França recrutaram dois motoristas para dirigir um trecho de uma estrada rural no sul da Bretanha. Durante dois dias, alternaram a condução entre dois carros (um custava aproximadamente U$58.500 e o outro, apenas U$1.100 mil). Alguns observadores acompanharam o trajeto para observar o modo de agir dos motoristas comuns em relação aos automóveis dos dois participantes.

A via permitia viajar em até 70km/h, embora os pesquisadores tivessem observado que, na prática, a maioria ultrapassava o limite entre 10 e 20km/h. Os pilotos contratados, porém, foram orientados a respeitar a velocidade permitida ou até mesmo a diminuir em alguns pontos. Resultado: o automóvel caro inibiu a ultrapassagem mesmo quando andava abaixo do limite de velocidade; já o motorista do carro mais antigo e barato não pôde contar com a mesma paciência e cortesia dos automóveis ao redor.

Os pesquisadores chamam a atenção para a tendência a respeitar o comportamento de pessoas com alto status social e tomá-lo como exemplo mesmo quando pode trazer riscos. Eles acreditam que os motoristas comuns teriam facilmente excedido o limite de velocidade se o prestigiado carro da frente acelerasse. “Muitos estudos demonstram que pessoas que pilotam automóveis caros e de alto desempenho dirigem de forma mais imprudente e agressiva do que proprietários de carros populares, e o comportamento pode encorajar outros condutores. Os resultados ajudam a definir o foco de campanhas rodoviárias de segurança”, diz Guéguen.  (Com informações  da Association for Psychological Science). 

Leia mais

O mundo cor-de-rosa dos ricos
Pessoas com status social alto tendem a ter uma visão mais positiva dos outros

Fígado, atenção e acidentes
Pacientes com cirrose são quatro vezes mais propensos a se envolver em colisões no trânsito que a média da população