Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Avalanche de acontecimentos

O filósofo e cientista social esloveno Slavoj Žižek discute a concepção moderna de evento em Acontecimento – Uma viagem filosófica através de um conceito

julho de 2017
Da redação
DIVULGAÇÃO

A um clique de obter notícias sobre o que ocorre no mundo todo, em tempo real, é comum a sensação, por vezes angustiante, de que algo realmente grandioso acontece a cada momento, em escala coletiva ou individual – acidentes ambientais, conflitos políticos, guerras ou mesmo o nascimento de um filho ou uma pessoa que se declara apaixonada. O filósofo e cientista social esloveno Slavoj Žižek discute a concepção moderna de evento em Acontecimento – Uma viagem filosófica através de um conceito. Passando por referências históricas e culturais, de Jesus Cristo a clipes musicais que “viralizaram” na internet, o autor analisa como a noção de acontecimento mudou nas últimas décadas, fazendo uma crítica inteligente à avalanche de referências característica de nosso mundo contemporâneo, hiperconectado. 

Acontecimento – Uma viagem filosófica através de um conceito. Slavoj Žižek. Zahar, 2017. 192 págs. R$ 49,90

Para mais sugestões como esta adquira a edição de julho de Mente e Cérebro:

Impressahttp://bit.ly/2q3yTJH 
Digitalhttp://bit.ly/mcappandroid - Android 
           http://bit.ly/mecapple - IOS
           http://bit.ly/mcappweb - versão web


Mais indicações de leitura:

A ética do cuidadoComo lidar com o traumático, uma vez que seus efeitos atravessam tanto os espaços individuais quanto coletivos da nossa sociedade?

A neurociência da preferência - Novo livro do jornalista Tom Vanderbilt explora a intersecção entre publicidade e neurociência para explicar a "ciência dos gostos"