Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Avanços no tratamento da epilepsia

maio de 2008
Divulgação
Entre os dias 12 e 15 de junho acontece o XXXII Congresso da Liga Brasileira de Epilepsia e a XXII Reunião anual da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica em Campinas, interior de São Paulo. O congresso, um dos mais importantes na área de epileptologia, ocorre regularmente a cada dois anos, em parceria com a Sociedade de Neurofisiologia Clínica.

A epilepsia afeta cerca de 1 % da população, do qual um terço, ou um pouco mais, tem crises resistentes à farmacoterapia. Daí a importância de os neurocientistas e profissionais da saúde estarem constantemente atualizados quanto aos inestimáveis avanços das pesquisas (experimental e aplicada) nesse campo, buscando aprimorar o conhecimento prático---teórico, a fim de fornecer aos pacientes tratamentos cada vez mais eficazes, com garantia de melhor qualidade de vida – princípios que regem a Liga Brasileira de Epilepsia (LBE) e norteiam a concepção do evento.

Devem participar da extensa programação cerca de 700 congressistas brasileiros e estrangeiros. Será dada ênfase aos transtornos e patologias psiquiátricas coexistentes com as epilepsias, o que em termos técnicos é denominado comorbidade. Estão previstos também a discussão de causas ou fatores precipitantes das crises epiléticas; estudos de biologia e genética molecular para o entendimento dos mecanismos de ação dos fármacos (e as formas de resistência a eles); avanços e contribuições das neuroimagens para o diagnóstico e as condutas neurocirúrgicas; progressos da eletrofisiologia, entre outros temas. Epilepsia na infância e na terceira idade, bem como sua relação com o sono são aspectos que estarão também em debate.

Informações: Eventus – www.eventus.com.br/epilepsia/, (11) 3361-3056; ou Liga Brasileira de Epilepsia – www.epilepsia.org.br, (11) 3085-6574.