Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Banhos, sons e outros prazeres

julho de 2008
DIVULGAÇÃO
O premiado espetáculo Bagunça, a ópera baby, primeira ópera para bebês escrita no Brasil e encenada em diversas capitais do país em 2003 e 2004, com enorme sucesso de público e crítica, transforma-se agora em coleção de livros pela Rocco.

O primeiro título, já nas livrarias, é Chuveiro. Escrito pela atriz, diretora e produtora do espetáculo Karen Acioly, com ilustrações de Nathalia Sá Cavalcanti, retrata as delícias do banho e os encantos dos sons. Como na ópera, a idéia é conduzir o leitor aos prazeres da infância. Para isso, retrata de forma lúdica os diversos aspectos do desenvolvimento infantil desde o berçário, onde nasce um grupo de bebês que, paulatinamente, descobre o corpo, os prazeres fisiológicos, o alcance dos movimentos, a interação social e com o ambiente, o prazer do brincar e da linguagem. Nos livros, com títulos que correspondem a cada uma das poesias do libreto, o efeito é alcançado pelos jogos poéticos de palavras, que exploram a oralidade rítmica dos fonemas, descortinando significados que remontam ao processo de aquisição de linguagem e desenvolvimento cognitivo.

O projeto nasceu de um workshop feito com crianças de 2 a 7 anos, atores, cantores e bailarinos, e se transformou em espetáculo, ganhando partituras e direção musical de Roberto Bürgel. Os volumes da coleção trazem textos de orelha assinados por Ziraldo.