Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Barbacena promove II Festival da Loucura

Evento resgata história da “cidade dos loucos” com diversas atrações e discussões sobre o tema

abril de 2007
Entre os dias 12 e 15 de abril acontece a segunda edição do Festival da Loucura na cidade de Barbacena, em Minas Gerais. O evento remete à fama que a cidade tem por ter recebido o primeiro hospital psiquiátrico de Minas Gerais, há 104 anos, e tem a proposta de resgatar parte da história da cidade, que se orgulha de ter o título de cidade das rosas e dos loucos.

Durante os quatro dias de festa, as atrações serão gratuitas e irão acontecer na Praça da Estação de Barbacena. O festival contará com exibição de filmes, peças de teatro, exposições, além de shows, olimpíadas, oficinas de rádio e discussões sobre as políticas e ações em saúde mental.

O evento - que será promovido pela Prefeitura de Barbacena com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) - vai reunir artistas, pensadores, moradores e turistas que, através de manifestações coletivas, culturais e intelectuais, contribuirão para a desmistificação da doença e eliminação do preconceito existente em relação aos portadores de sofrimento mental.