Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Brasília e Rio recebem espetáculos para bebês

Linguagem cênica recria sensações intrauterinas; apresentações são gratuitas

agosto de 2011
grupo sobrevento
Animais de pano ganham vida na peça Meu jardim, do grupo brasileiro Sobrevento
Olhinhos atentos acompanham a mulher sentada no centro do palco com uma imensa bola branca no lugar da barriga. A forma arredondada agita-se ao receber estímulos sonoros e reage a expressões e gestos. Sob efeito da iluminação, a esfera – que parece ter vida própria – converte-se em vários objetos: um planeta, um novelo de lã e um ovo. Sem diálogos, o espetáculo Anda absorve a atenção do público – crianças com idades entre 6 meses e 3 anos. Criada pela companhia espanhola La casa incierta, a montagem faz parte da programação da mostra Teatro para bebês, em cartaz em Brasília e no Rio de Janeiro.


Entre 28 de julho e 21 de agosto grupos de teatro estrangeiros e nacionais apresentarão espetáculos com linguagem criada pelo ator e pesquisador cênico francês Laurent Dupont. O método recria o universo intrauterino apreendido pelo feto por sensações de umidade, calor e luminosidade tênue. Essas referências são evidentes, por exemplo, na montagem Geometria dos sonhos: na penumbra, uma jovem cozinheira manipula pedras, água e essências em uma bacia aquecida pelo fogo. Matéria sólida, líquido e intenções da alquimista se misturam no interior do recipiente – até que dali surge um bebê.


As crianças são convidadas a assistir aos espetáculos sentadas em pequenas poltronas em formato de pente, com braços e costas apoiados, dispensando o colo dos pais. “Alguns adultos hesitam em deixar os bebês nas cadeirinhas, mas depois se surpreendem ao vê-los independentes, se envolvendo e se emocionando com a encenação”, diz Luiz André Cherubini, diretor e ator do grupo brasileiro Sobrevento, que participa da mostra com as peças A bailarina e Meu jardim. Nesta última, músicos e atores narram a construção de um canteiro, marcada pelo ritmo do violão e da percussão. O ator italiano Antonio Catalano apresentará a montagem Tic tac tic tac, na qual usa relógios de vários modelos e épocas para encantar os pequenos. As apresentações duram em média 30 minutos.