Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Cérebro é tema de debate no RS

abril de 2008
©KIYOSHI TAKAHASE SEGUNDO/ISTOCKPHOTO
Entre os dias 22 e 24 de maio realiza-se em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, o IV Congresso Brasileiro de Cérebro, Comportamento e Emoções, promovido pelo Instituto de Neurociências Integradas, com participação da Sociedade para o Estudo do Cérebro, Comportamento e Emoções.

Voltado para profissionais e estudantes de neurociências, o programa traz temas de interesse interdisciplinar, relacionados às áreas de psicologia, psiquiatria, neurologia e pesquisa básica. Cientistas brasileiros e estrangeiros, vindos de reconhecidas instituições científicas, discutem situações-limite como as memórias traumáticas, a psicobiologia do apego (como o amor patológico) e o que ocorre no cérebro de agressores, mentirosos e anti-sociais. Durante o encontro, os especialistas devem fazer um balanço das pesquisas e propostas terapêuticas de patologias como a esquizofrenia, o mal de Alzheimer e o transtorno bipolar, bem como discutir as relações entre doenças neuropsiquiátricas e fases do desenvolvimento cerebral e as várias facetas da neurobiologia da felicidade.

Vídeos devem ilustrar as discussões sobre as formas que podem assumir as interações entre mente e cérebro. No evento de abertura, o filme As horas (2002) – adaptação do livro homônimo de Michael Cunningham sobre a vida da escritora inglesa Virginia Wolf, que se suicidou ainda jovem – serve de gancho para uma discussão mais ampla sobre literatura, cinema e comportamento. Devem participar do debate a escritora Lya Luft, o diretor de cinema Jorge Furtado, o psicanalista e diretor de teatro Julio Conde e os psicanalistas Elio Helkis e Melanie O. Pereira.

Informações: www.cbcce.com.br, contato@ccmeventos.com.br. Tel.: (51) 3028-3878. Envio de trabalhos até 10 de abril.