Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Charles Darwin em um futuro não tão distante

fevereiro de 2009
Divulgação
Em comemoração ao bicentenário do nascimento do naturalista inglês Charles Darwin e aos 150 anos da publicação de seu livro A origem das espécies, o Instituto Sangari lança em feveireiro o livro Charles Darwin em um futuro não tão distante no Rio de Janeiro (12/02) e em São Paulo (17/02). No lançamento haverá uma mesa-redonda com os organizadores e alguns autores, além de sessão de autógrafos (veja lista abaixo).

A publicação é uma compilação das palestras proferidas por cientistas brasileiros na exposição Darwin, que percorreu cinco capitais entre 2007 e 2008, e faz um amplo apanhado do impacto da teoria da evolução não apenas na ciência, mas na sociedade em geral. Três capítulos em particular tratam do legado de Darwin no campo da psicologia e das neurociências. Em E se formos apenas grandes primatas? Suzana Herculano-Houzel, neurocientista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), questiona alguns mitos associados ao desenvolvimento do cérebro humano, apresentando uma comparação evolutiva com o de outros primatas de grande porte.

O psicólogo César Ades, da Universidade de São Paulo (USP) especialista em psicologia evolucionista, mostra no capítulo Em um futuro não tão distante: Darwin e a ciência do comportamento como a teoria da evolução já contribuiu, e ainda tem muito para contribuir, para a compreensão do comportamento humano. A polêmica darwinismo versus criacionismo não poderia ficar de fora. Em A perspectiva evolutiva: uma introdução, o biólogo Mário de Pinna, também da USP disseca a lógica do pensamento evolucionista e seu lugar na visão de mundo da sociedade, discutindo temas atuais ligados à doutrina criacionista e sua versão mais sofisticada, o design inteligente.

O lançamento do livro, tanto no Rio como em São Paulo, será acompanhado de uma mesa-redonda com os organizadores e alguns autores, além de sessão de autógrafos. Confira os participantes em cada cidade:

Rio de Janeiro
Quando: 12 de fevereiro, 20h
Onde: Livraria da Travessa, Shopping Leblon.
Presenças: Suzana Herculano-Houzel (Ciências Biomédicas - UFRJ)
Nélio Bizzo (Faculdade de Comunicação - USP)
Sérgio Besserman Viana (Departamento de Economia – PUC-RJ)
Armando de Senna Bittencourt (Patrimônio Histórico e Cultural da Marinha)
Maria Isabel Landim (Museu de Zoologia – USP)
Cristiano Rangel Moura (Museu de Zoologia – USP)

São Paulo
Quando: 17 de fevereiro, 19h30
Onde: Livraria Cultura, av. Paulista, 2073.
Presenças: César Ades (Instituto de Psicologia – USP)
Mário de Pinna (Museu de Zoologia – USP)
Nélio Bizzo (Faculdade de Comunicação - USP)
Sérgio Besserman Viana (Departamento de Economia – PUC-RJ)
Maria Isabel Landim (Museu de Zoologia – USP)
Cristiano Rangel Moura (Museu de Zoologia – USP)