Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Chega à Pinacoteca o realismo mágico de Ron Mueck

Exposição estreia em São Paulo no dia 20; esculturas do artista impressionam pela riqueza de detalhes e a profundidade das expressões

novembro de 2014
Obra da coleção Fondamon Carmer Pur Lárt Contemporain, Paris/Foto: Divulgação
Banalidade e mistério em Mulher com compras (2013): o bebê busca o olhar distraído e cansado da mãe
As esculturas do australiano Ron Mueck impressionam pelo tamanho e pela riqueza de detalhes – algumas gigantescas, de mais 3 metros, com rugas, unhas e outras características físicas humanas perfeitamente reproduzidas. Mas talvez o que mais chame atenção seja a profundidade das expressões: olhares perdidos, de carinho, de apreensão fazem as estruturas de resina e acrílico parecerem super-humanos. Sucesso de público em Paris, Buenos Aires e no Rio de Janeiro, nove obras do artista seguem expostas até fevereiro na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Entre os destaques, está Casal sob o guarda-sol, de 2013, que retrata dois idosos de proporções imensas trocando carinhos na praia, e Mulher com compras (abaixo), de estatura menor que a humana. Ambas revelam a proposta de Mueck: usar tamanhos sobrenaturais para despertar o observador para o fantástico no cotidiano. 

Ron Mueck. Pinacoteca do Estado de São Paulo. Praça da Luz, 2, Centro, São Paulo. Terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 10h às 17h30. Quinta, das 10h às 22h. Informações: (11) 3324-1000 R$ 6. Grátis na quinta, depois das 17h. Até 22 de fevereiro de 2015.

Leia mais

O realismo impossível de Li Wei
Ilusionista chinês fotografa modelos suspensos por fios

Retratos “melhorados” nos parecem mais precisos que desenhos realistas
Alterações criam um resultado similar ao de processos neurais quando vemos alguém ao vivo