Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Comentários negativos dificultam tratamento de transtornos psíquicos

Pessoas que enfrentam críticas de entes queridos têm mais dificuldade para se recuperar

junho de 2014
Albert Ziganshin/Shuttestock
Escutar um comentário negativo de alguém próximo é desagradável. Uma pesquisa da Universidade Harvard mostra que, em alguns casos, isso pode até mesmo afetar a saúde mental. Pessoas que enfrentam algum tipo de problema psicológico, como depressão, transtorno obsessivo-compulsivo, agorafobia, transtorno bipolar e esquizofrenia, e avaliam um ente próximo como muito crítico têm mais dificuldade para se recuperar, segundo estudo publicado online na Psychological Science.

Para descobrir como a percepção de opiniões alheias influencia no processamento emocional, a psicóloga Sara Masland e seus colegas pediram a 76 participantes adultos que avaliassem a qualidade do julgamento da “pessoa emocionalmente mais importante” em sua vida, como um cônjuge, por exemplo. Depois, deveriam completar duas tarefas elaboradas para detectar diferenças na atenção a estímulos positivos, negativos e neutros.

No primeiro exercício, os voluntários que relataram perceber críticas mais frequentemente levaram mais tempo para determinar a direção de uma flecha quando guiada por faces de raiva em vez de neutras. No segundo, demonstraram maior tendência em identificar palavras negativas em uma série, como “sombrio” em vez de “sombrinha”.

Segundo os pesquisadores, os resultados indicam que ser muito sensível ao julgamento alheio colabora com interpretação desfavorável de informações ambíguas. “A crítica torna essas pessoas mais atentas aos sinais emocionais negativos e, portanto, mais propensas a distorções cognitivas, o que as deixa mais vulneráveis”, diz Sara. Os cientistas acreditam que os dados podem ajudar clínicos a identificar pessoas com maior risco de desenvolver psicopatologias ou com maior tendência a recaídas e, assim, desenvolver estratégias de enfrentamento. (Com informações da Association for Psychological Science).

Leia mais

Pensamento negativo é “contagioso”
Convívio com pessoas menos positivas gerou pessimismo em participantes de estudo

Os efeitos da autocompaixão
Analisar os próprios erros com generosidade, mas sem poupar críticas, pode trazer benefícios terapêuticos