Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Como o ciclo menstrual interfere nas emoções

Variações hormonais influem não só no humor, mas na satisfação com relacionamento e na opinião sobre o parceiro

maio de 2014

Mulheres em período fértil apresentam aumento do desejo sexual em relação a homens que consideram atraentes, apontam vários estudos. Agora, uma pesquisa da Universidade da Califórnia sugere que as variações hormonais do ciclo menstrual influem não apenas no desejo, mas na opinião das mulheres sobre seu parceiro fixo.

Os psicólogos pediram que 65 mulheres, heterossexuais e com relacionamentos estáveis, respondessem ao longo do mês a um questionário sobre seus sentimentos. Ao relacionar as respostas, as datas e o ciclo das voluntárias (ver gráfico acima), observaram que a ovulação interfere significativamente na avaliação do parceiro.

Mulheres que consideravam o marido atraente tendiam a se mostrar mais satisfeitas com o relacionamento e mais próximas do marido no período fértil. Por outro lado, as que não percebiam o parceiro como sexualmente desejável se mostravam mais distantes dele e críticas sobre seu comportamento. No entanto, ressaltam os pesquisadores, os resultados não revelaram alterações na intenção de permanecer ou não com o parceiro de acordo com o momento do mês.