Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Conexões internas reveladas

janeiro de 2008
UNIVERSIDADE DE MICHIGAN
TÉCNICA MAPEIA o trajeto da água ao longo das fibras nervosas, expondo arquitetura cerebral jamais vista pela ressonância magnética funcional
A ressonância magnética funcional (MRI) iluminou as funções de muitas estruturas do cérebro, mas até recentemente as conexões físicas entre elas eram consideradas invisíveis por este método. Não mais, como mostra a imagem ao lado. As linhas vermelhas e amarelas revelam vias formadas por substância branca que se ramificam para os dois hemisférios. A nova técnica de neuroimagem se chama ressonância magnética por tensores de difusão (RMTF) e mapeia o trajeto da água ao longo das fibras nervosas, expondo a arquitetura cerebral.

A RMTF promete ser uma valiosa ferramenta diagnóstica. Quando a substância branca é danificada por uma doença neurodegenerativa, suas membranas não resistem ao fluxo de água e a difusão se torna mais caótica. A técnica pode detectar esta degeneração, como foi demonstrado recentemente por um grupo de cientistas da Universidade de Alberta em pacientes com esclerose lateral amiotrófica.