Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Conheça a cegueira por desatenção

Em um experimento, voluntários não perceberam um assalto violento que acontecia próximo a eles

maio de 2015
Susana Martinez-Conde e Stephen L. Macknik
SHUTTERSTOCK

Numa noite de 1995, um grupo de policiais de Boston espancou brutalmente um colega disfarçado, pois confundiram sua identidade, durante uma perseguição em um tiroteio. Bem próximo ao local, outro oficial, Kenny Conley, corria em busca do real suspeito. Mais tarde, ele afirmou não ter visto absolutamente nada sobre a violência, apesar de tudo ter acontecido a poucos metros de distância. Procuradores e jurados imaginaram que Conley estava mentindo para proteger seus companheiros. Condenaram e sentenciaram o policial a 34 meses de prisão sob as acusações de perjúrio e obstrução da justiça. Mas será que ele não poderia estar dizendo a verdade?

Considerando essa possibilidade, os cientistas cognitivos Christopher Chabris, da Union College, e Daniel Simons e seus colegas da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign forjaram um espancamento de rua (algo similar à imagem) para concluir se a cena poderia passar despercebida para um grupo de voluntários. Mas, antes disso, deram outra tarefa para eles: perseguir uma pessoa em alta velocidade e contar o número de vezes que conseguiam tocar na cabeça do “fugitivo”. Surpreendentemente, apenas 35% notaram o espancamento quando Chabris e Simons fizeram o experimento à noite. Uma análise mais aprofundada revelou que, quanto mais próximos os voluntários chegavam de quem perseguiam, maior era a probabilidade de não perceber a cena violenta. Outro caso de cegueira por desatenção. De fato, Conley poderia não ter notado o ataque contra seu colega, mesmo que estivesse bem próximo a ele.

Leia o texto completo: "O jogo dos sete erros" da edição de maio de 2015 de Mente e Cérebro, disponível na Loja Segmento: http://bit.ly/1DKrwmD

 

Leia mais:

Exercícios mentais contribuem para manter o foco
Com apenas alguns minutos de treino por dia é possível aumentar a concentração e melhorar a qualidade de vida

Como funciona a cegueira de escolha
Pesquisadores estudam o fenômeno que faz com que acreditemos ter tomado uma decisão contrária à definida