Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Conselho de psicologia cadastra voluntários para atender parentes de vítimas de Santa Maria

Psicólogos devem atuar no acolhimento de familiares e sobreviventes do incêndio

janeiro de 2013
Divulgação
O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS) abriu cadastro para profissionais voluntários interessados em prestar apoio aos parentes de vítimas mortas no incêndio, em Santa Maria (RS). O CRPRS esclarece, no entanto, que desde domingo, 27/01, mais de 200 psicólogos de todo o Brasil estão mobilizados na cidade, prestando atendimento aos sobreviventes e familiares das vítimas do incêndio da boate Kiss. A ação é intensa e fundamental nesse momento de luto e tristeza. Portanto, por enquanto, não há necessidade de novos profissionais se deslocarem até a cidade.

Os voluntários têm atuado no acolhimento de familiares e sobreviventes do incêndio, tendo permanecido no Centro Desportivo Municipal Farrezão, onde aconteceu o velório coletivo. Agora, os profissionais se dedicam no atendimento das equipes de saúde e de todos os envolvidos no resgate das vítimas. Além disso, equipes de plantão do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Caminhos do Sol, também prestam acolhimento aos familiares e a toda população abalada pela tragédia, 24 horas por dia.

A acão é organizada pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul e Conselho Federal de Psicologia, em parceria com a Coordenação Estadual de Saúde Mental, Associação Brasileira de Psicologia de Emergências e Desastres (ABRAPEDE) e Médicos Sem Fronteiras.

O CRPRS continua a cadastrar profissionais voluntários para todas as cidades com vítimas no intuito de oferecer atendimento continuado às famílias.  Psicólogos interessados podem se increver pelo site do conselho: www.crprs.org.br/voluntariossm.

Fonte: Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul.