Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Crianças aprendem música no colo dos pais

dezembro de 2005
Já com 7 meses, os bebês demonstram preferências musicais - de acordo com o ritmo em que são embalados pela mãe
Pesquisadores canadenses demonstraram que, ao dançar com os filhos, pais fazem bebês internalizar o ritmo, promovendo as primeiras lições musicais.

Bebês adoram música. Assim que conseguem controlar minimamente o seu sistema motor, batem palmas entusiasmados ou arriscam, apesar de ainda não ter firmeza nas pernas, os primeiros passinhos de dança. Um balanço nos braços do papai ou da mamãe também resulta em olhinhos brilhantes e gritinhos felizes. Jessica Phillips-Silver e Laurel Trainor, da Universidade McMaster, em Hamilton, Canadá, demonstraram em um experimento que, ao dançar com seus filhos, os pais já estão promovendo as suas primeiras lições musicais.

As psicólogas tocaram para bebês de 7 meses uma curta peça musical na qual cada batida tinha a mesma intensidade. Durante esse monótono "tralalá", as mães balançavam seus filhos a cada duas ou três batidas - ou seja, no ritmo de uma marcha ou de uma valsa, respectivamente. Por fim, as crianças ouviam melodias em compassos de dois ou três tempos. E vejam só: elas prestavam atenção durante mais tempo àquelas cadências em cujo ritmo haviam sido embaladas anteriormente.

Sem o embalo prévio, por outro lado, as crianças não demonstraram nenhuma preferência musical. Tampouco se voluntários dançavam para elas num dos ritmos. Em ambos os casos, os pequenos logo perdiam o interesse nas peças seguintes.

Se fossem embalados com olhos vendados, porém, os pequenos voltavam a interiorizar o ritmo da "dança". Portanto, aparentemente não fazia diferença se a imagem do ambiente à sua volta balançasse no mesmo ritmo ou não - decisiva era sensação do ritmo no corpo.