Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Deus é tema de debate entre Freud e um teólogo

O encontro fictício é encenado em espetáculo que convida a refletir sobre fé

dezembro de 2012
Divulgação
Exilado na Inglaterra durante o regime nazista, Sigmund Freud recebe em seu consultório o teólogo e escritor Clive Staples Lewis e os dois engatam uma intensa discussão sobre amor, sexo e o sentido da vida.  O encontro fictício entre os dois personagens, tema do best-seller Deus em questão (Ultimato, 2005), do psiquiatra Armand Nicholi, da Universidade Harvard, ganha adaptação brasileira para os palcos em Freud – A última sessão, em cartaz no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro.

O texto do dramaturgo Mark St. Germain mantém o diálogo entremeado de ironia e humor do livro. Freud, ateu convicto, reluta em admitir que um intelectual como C. S. Lewis – autor conhecido pela série infantil As crônicas de Nárnia – seja cristão e busque argumentos racionais para sustentar a fé. O que é a felicidade? Deus existe? Por que o conflito entre amor e sexualidade? Como lidar com a inevitabilidade da morte? A conversa carregada de sarcasmo certamente faz rir, mas também convida a refletir sobre a própria fé ou a ausência dela. 

Freud – A última sessão. Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, Rio de Janeiro. Informações: (21) 2219-5165. De quinta a domingo, às 19h. R$ 20. Até 21 de dezembro.