Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Dia Mundial do AVC é comemorado com ações preventivas por todo o país

Informação pode ajudar a diminuir o número de vítimas

outubro de 2010
Piotr Marcinski/Shutterstock
A cada seis segundos, independente da idade ou sexo, alguém em algum lugar morre de um acidente vascular cerebral (AVC). O problema, mais conhecido como derrame, apresenta como principais sintomas fraqueza ou formigamento na face e membros, especialmente em um lado do corpo, dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente, tontura, confusão e alterações visuais e psicomotoras. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 5 milhões de pessoas morrem todos os anos devido ao AVC. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, esse número é de aproximadamente 100 mil, sendo a primeira causa de morte e incapacidade, com enorme impacto econômico e social. Com o objetivo de conscientização serão realizadas hoje, Dia Mundial do AVC, ações de prevenção e esclarecimento à população em todo o país.


Uma das instituições que promoverá a campanha é a ONG Rede Brasil AVC. De acordo com a neurologista Sheila Martins, presidente da entidade, somente a informação pode ajudar a diminuir o número de vítimas. “Boa parte das mortes poderia ter sido evitada se houvesse divulgação dos critérios de tratamento exigidos nos casos de emergências médicas”, afirma.


A programação completa está no endereço: http://pwweb2.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/redebrasilavc/default.php?reg=10&p_secao=8#. Mais informações: contato@redebrasilavc.org.br