Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Documentário acompanha ensino de filosofia no jardim de infância

Produção francesa será exibida no domingo, 19, em São Paulo. Na sequência, debate com psicanalistas de crianças

outubro de 2014
O documentário Ce n’est qu’un début (É apenas um começo) acompanha por dois anos uma escola maternal no interior da França. A professora Pascaline Dogliani  propõe um estilo inusitado de aula para o jardim de infância: a cada dia, a classe se reúne e ela acende uma vela. Esse é o sinal de início de mais uma aula de filosofia para o grupo de crianças de três a cinco anos.

Apoiado pela Unesco, o projeto acompanha o dia a dia da classe, que reflete sobre temas fundamentais como o amor, a liberdade, a autoridade, a diferença e inteligência. A iniciativa estimula as crianças a tomar consciência de seus pensamentos, a refletir e a expressar-se de forma que os outros possam compreender. 

No domingo, 19, a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo exibe o filme às 17h30. A seguir, Mariângela Mendes de Almeida, do Instituto de Psicanálise da SBPSP e Luciana Pires, do Instituto de Psicologia da USP, ambas analistas de crianças, dão início a um bate-papo sobre o conteúdo do documentário. 

Ce n’est qu’un début.
Diretores: Jean Pierre Pozzi e Pierre Barougier
França – 2010
Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Av. Dr. Cardoso de Melo, 1450. Vila Olímpia, São Paulo. 1º andar. 19/10, às 17h30. Gratuito.

O filme também está disponível no Youtube, com legendas em português. Confira:


Leia mais

Biblioteca em casa deixa crianças mais inteligentes
Estudo mostra que a quantidade de livros que os pais oferecem aos filhos desde que são pequenos pode influenciar diretamente o desenvolvimento da capacidade cognitiva

Excluídos pela inclusão
Colocar crianças com necessidades especiais em salas separadas divide educadores: parte deles acredita que é segregação, outros defendem que é uma alternativa eficiente para o aprendizado