Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Efeitos do vermelho sobre o placar

A cor pode conferir vantagem competitiva entre seres humanos

abril de 2015
Susana Martinez-Conde e Stephen L. Macknik
FRANCK FIFE/AFP

Em algumas espécies, a cor rubra sinaliza dominância determinada pela testosterona. Com isso em mente, os antropólogos evolutivos Russell A. Hill e Robert A. Barton, da Universidade de Durham, na Inglaterra, argumentam que essa tonalidade pode conferir vantagem competitiva entre seres humanos. Com base no vestuário de lutadores, eles analisaram os resultados de quatro esportes de combate nos Jogos Olímpicos de 2004: boxe, tae kwon do, luta greco-romana e luta livre.

Os atletas receberam aleatoriamente trajes e equipamentos de proteção vermelhos e azuis. Se a cor não exercesse influência, o número aproximado de vitórias e derrotas entre os participantes deveria ser aproximado. No entanto, não foi o que aconteceu. Em todos os esportes, os competidores que vestiam uniforme vermelho venceram mais lutas que os de azul. Algumas explicações possíveis para o resultado: talvez, os árbitros tenham favorecido os lutadores de vermelho ou esses competidores tenham se sentido mais seguros. Outra hipótese é que a cor tenha ajudado a intimidar os oponentes. Seja qual for a razão, esses atletas mostraram vantagem importante sobre os rivais – mesmo que o motivo fosse ilusório. Hill e Barton observaram efeitos semelhantes em um torneio internacional de futebol, o que sugere que a cor do uniforme pode afetar diversos aspectos do esporte, inclusive o placar.

 

Leia o texto completo: "O mundo em vermelho", da edição de abril de 2015 de Mente e Cérebro, disponível na Loja Segmento: http://bit.ly/1FHaxa8

 

Leia mais:

Vermelho e amarelo são cores associadas ao prazer
Tons “quentes” remetem a frutas maduras e saborosas; já os “frios” nos levam a coisas menos agradáveis

Usar vermelho ajuda a vencer
Cor favorece desempenho físico e aumenta as chances de competidor ganhar disputa esportiva