Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Especialização coloca corpo e mente em destaque

Cursos são dirigidos a psicanalistas, psicólogos, fonoaudiólogos, médicos e educadores

janeiro de 2008
GERALD ZUGMANN; MUSEUM FREUD, VIENA
A Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (Cogeae) da PUC de São Paulo está com inscrições abertas para os cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de psicologia, psicanálise, educação e saúde. Os programas, com duração em média de dois anos, são dirigidos a psicólogos, psiquiatras, fonoaudiólogos, educadores, médicos e outros profissionais interessados em aprimorar seus conhecimentos clínico-teóricos.

O leque de temas é variado. Nos campos da psicologia, educação e saúde, estão disponíveis os cursos de arteterapia, educação inclusiva e deficiência mental, psicologia hospitalar, realidade e metodologia do trabalho sob a perspectiva junguiana, psicodrama, psicopedagogia, terapia de casal e família e clínica interdisciplinar com bebês.

No âmbito da psicanálise há três cursos disponíveis. “Psicanálise e linguagem: uma outra psicopatologia”, sob coordenação de Sandra Dias, aprofunda o conceito de “doença mental”, discutindo a nosografia psiquiátrica em relação à psicanalítica, sob o enfoque das teorias de Freud e Lacan. A proposta é oferecer ferramentas teórico-práticas para a pesquisa e intervenção em saúde mental, em especial as formas sintomáticas contemporâneas (anorexia e bulimia, alcoolismo, síndrome do pânico, patologias da adolescência e da infância etc.).

Já “Semiótica psicanalítica – Clínica da cultura”, coordenado por Oscar Cezzarotto e Sérgio Bairon, analisa a cultura capitalista a partir de seus sintomas segundo parâmetros se mióticos e psicanalíticos. Em destaque, estrutura da linguagem e teoria dos discursos, formações e produções do inconsciente, arte e sublimação, entre outros temas da sociedade e cultura. Por fim, “Teoria psicanalítica”, sob coordenação de Renato Mezan e Silvana Rabello, aprofunda o pensamento freudiano do ponto de vista clínico, metapsicológico e cultural, com o intuito de promover um debate não dogmático acerca da psicanálise. Entre os aspectos abordados estão constituição do aparelho psíquico, sexualidade e psicopatologia e sociedade.

A Cogeae também dispõe de cursos de extensão universitária e cultural, com carga horária em torno de 45 horas, e temas variados como psicogerontologia, psicologia e religião, neuropsicologia, saúde da mulher contemporânea, entre outros.