Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Esquizofrenia e transtorno de personalidade são temas de peça

Em Hospedeira, mulher em surto psicótico acredita estar confinada em prisão de segurança máxima

setembro de 2017
Da redação
Marcelo Villas Boas/Divulação

Baseados em pesquisa sobre transtornos psíquicos, os monólogos Hospedeira e Paquiderme estão em cartaz em São Paulo. Os dois textos são parte do projeto Díptico de Estranhas e Esquizos Dramaturgias Contemporâneas, sobre sanidade e loucura, que marca a programação deste mês do Sesc Consolação.

Hospedeira traz uma personagem feminina que interpreta um perfil pouco abordado nas discussões sobre saúde mental: mulheres de meia-idade com esquizofrenia. A protagonista do texto vive apartada da sociedade em um cômodo, que acredita ser uma prisão de segurança máxima.

Paquiderme conta a história de um rapaz com distúrbio de personalidade que um dia acorda com as mãos enfaixadas e tenta reconstruir as memórias de seu outro eu, que resultaram no ferimento. No dia 26 de setembro, último dia das apresentações, diretores, atores e autores receberão o público para um debate sobre o processo de pesquisa e de criação dos textos.

Hospedeira & Paquiderme. Sesc Consolação – Espaço Beta. Rua Doutor Vila Nova, 245. Segunda (Paquiderme) e terça (Hospedeira), às 20h. Informações: (11) 3234-3000. R$ 20. Até 26 de setembro. 

Para mais sugestões como esta adquira a edição de agosto de Mente e Cérebro: ImpressaAndroidIOS e WEB

Leia mais:

Ensaio fotográfico alerta sobre depressão pós-parto - Junto com uma amiga, a fotógrafa Danielle Fantis, produziu um ensaio fotográfico que retrata os altos e baixos de suas emoções

Memórias de família - Labirinto e memória, um compilado de obras que unem desenho, pintura e fotografia, feitas a partir de recordações