Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Estimulador espiritual do cérebro

maio de 2005
Onde mora Deus, afinal? Na cabeça dos homens, naturalmente. Foi o que concluiu o psicólogo canadense Michael Persinger, que declarou anos atrás ter desencadeado, ao apertar um botão, sentimentos quase religiosos em voluntários ao sensibilizar certas regiões do cérebro por meio da Estimulação Magnética Transcranial. Desde então, entre estudiosos surgiram especulações sobre um "módulo neuronal para Deus".

Pehr Granqvist, da Universidade de Uppsala, Suécia, jogou um balde de água fria sobre os pesquisadores. Baseado no método de Persinger, Granqvist expôs novamente a mente dos quase 90 participantes de sua pesquisa a fortes campos eletromagnéticos. Nem a pessoa testada nem o coordenador, porém, sabiam em que momento a corrente magnética estaria ligada.

O resultado do teste foi surpreendente: cerca de 25% dos "enganados" relataram ter tido "um sentimento estranho", como se uma terceira pessoa invisível estivesse presente. Mas uma em cada duas pessoas viveu essa experiência espiritual com o estimulador cerebral desligado.

Um questionário respondido em seguida esclareceu que os espiritualistas estavam, de maneira geral, mais abertos a experiências sobrenaturais. Seria este apenas um efeito placebo? Não, retruca Persinger. Segundo ele, o método de Granqvist não seria comparável ao seu. Entre outras coisas, o tempo de exposição teria sido insuficiente para estimular o cérebro de fato.