Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Eventos e atividades chamam atenção para Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Programação por todo o país inclui palestras e iluminação especial de diversos pontos turísticos como o Cristo Redentor

abril de 2011
© Jonny McCullagh/Shutterstock
Em 2008 a Organização das Nações Unidas conferiu um significado especial ao dia 2 de abril, definindo a data como Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Esse distúrbio de desenvolvimento que afeta aproximadamente 1 milhão de brasileiros foi descrito pela primeira vez, nos anos de 1940, pelo psiquiatra americano Leo Kanner (1894-1981) e pelo pediatra austríaco Hans Asperger (1906-1980). As principais características do autismo, utilizadas inclusive para diagnósticos, são chamadas de tríade de comprometimento: prejuízos na interação social, no processo de comunicação e na imaginação e presença de comportamentos repetitivos. Essa “tríade” faz com que os autistas geralmente tenham dificuldade em imitar gestos alheios e em entender metáforas. Eles costumam apresentar também isolamento social, aversão a determinados sons, preocupação exagerada com coisas consideradas insignificantes e falta de empatia. Para informar a população sobre a complexidade do distúrbio foram programados eventos em diversos pontos do país. Confira alguns dos principais:


Distrito Federal:

Brasília
O prédio do Ministério da Saúde estará iluminado de azul, a cor definida para representar simbolicamente o autismo, em 1º e 2 de abril. O Senado Federal prestará a mesma homenagem em 2 de abril, às 7h.


Região Centro-Oeste:

Dourados – MS
A polícia militar e a guarda municipal promoverão blitz de conscientização em 2 de abril, com panfletos, outdoors e faixas.
Região Nordeste:

Camaragibe – PE
A prefeitura da cidade estará iluminada de azul em 1º e 2 de abril.

Garanhuns – PE
Estarão iluminados de azul o relógio da cidade e a fonte do centro, em 1º e 2 de abril

Fortaleza – CE
No dia 1º de abril, às 18h30, haverá palestras sobre o tema e coquetel pelo Dia Mundial do Autismo, no Auditório da Clínica Harmonia Materno-Infantil. Em 5 de abril, às 9h, haverá roda de conversa na Casa da Esperança: Autismo e Inclusão Escolar.

Recife – PE
O Palácio do Campo das Princesas estará iluminado de azul em 1 e 2 de abril

Teresina – PI
A ponte Estaiada João Isidoro França e o Palácio de Karnak (sede do governo estadual) estarão iluminadas de azul durante toda a semana de 2 de abril


Região Norte:

Belém - PA
Em 3 de abril, às 9h, será feita caminhada na praça da República.

Macapá – AM
Haverá manifestação e distribuição de panfletos, com carro de som, na praça do Marco Zero. O local será iluminado de azul em 1º de abril, a partir das 17h.

Rio Branco – AC
O Palácio Rio Branco estará iluminado de azul em 1º e 2 de abril.
Região Sudeste:

Americana – SP
O Portal Princesa Tecelã, localizado na entrada da cidade, estará iluminado de azul até 2 de abril.

Atibaia – SP
O Hospital Novo Atibaia, a Câmara Municipal, o Fórum da Comarca, o Hotel Bourbon, o Hospital Albert Sabin e o Fórum da Cidadania estarão iluminados de azul em 1º e 2 de abril.

Governador Valadares – MG
Palestras sobre autismo serão realizadas na sede do Senac, em 2 de abril.

Guarulhos –SP
Em 2 de abril, a partir das 14h, será feita a Caminhada em prol do Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A saída será na Praça Pres. Getúlio Vargas, no Centro.

Nova Iguaçu – RJ
A prefeitura estará iluminada de azul em 1º e 2 de abril e haverá ciclo de palestras no Centro Cultural Sylvio Monteiro, em 2 de abril.

Pouso Alegre – MG
Em 2 de abril, às 9h, haverá palestra aberta à população, na Associação de Pais e Alunos Especiais (APAE) de Pouso Alegre.

Rio de Janeiro – RJ
O Cristo Redentor será iluminado de azul em 1º e 2 de abril. A celebração simbólica começará às 18h30 ao som de Ave Maria, cantada por Saulo Laucas, tenor cego e autista. A igreja da Penha e o Centro de Otimização para a Reabilitação do Autista serão iluminados em 2 de abril.

São Paulo – SP
A Ponte Estaiada, o Monumento às Bandeiras e o Viaduto do Chá ficarão iluminados de azul até 7 de abril.

Vitória – ES
Manifestantes se mobilizarão por melhorias no atendimento a autistas. O evento será em 2 de abril, na praça Moscoso, às 9h.

Volta Redonda – RJ
O chafariz da praça Brasil será iluminado de azul em 2 de abril e, de 2 a 9 de abril, será realizada a Segunda Semana de Conscientização do Autismo. O evento será na Câmara Municipal e terá palestras, aulas, passeatas e audiência pública.
Região Sul:

Canoas – RS
A Praça do Avião estará iluminada de azul em 1º e 2 de abril.

Crisciúma – RS
A catedral São José, a igreja matriz Santo Agostinho, e a igreja matriz Nossa Senhora da Salete estarão iluminadas de azul nos dias 1º e 2 de abril.

Curitiba – PR
Haverá caminhada no parque Barigui e será montada barraca na rua XV, no Centro, em 2 de abril.

Dom Pedrito - RS
O Monumento da Caixa d’Água será iluminado de azul em 1º, 2 e 3 de abril.

Farroupilha – RS
O prédio da prefeitura e o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio serão iluminados de azul em 2 de abril.

Florianópolis – SC
Haverá caminhada na Av. Beira Mar Norte, dia 2 de abril, às 9h. Ponto de encontro para saída: Trapiche.

Porto Alegre – RS
A Chaminé da Usina do Gasômetro estará iluminada nos dias 2 e 3 de abril. Haverá caminhada e distribuição de panfletos no Brinque da Redenção, em 3 de abril.