Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Exposição traz o realismo mágico de Ron Mueck

Esculturas do artista impressionam pela riqueza de detalhes e a profundidade das expressões

maio de 2014
Obra da coleção Fondamon Carmer Pur Lárt Contemporain, Paris/Foto: Divulgação
Banalidade e mistério em Mulher com compras (2013): o bebê busca o olhar distraído e cansado da mãe


As esculturas do australiano Ron Mueck impressionam pelo tamanho e pela riqueza de detalhes – algumas gigantescas, de mais 3 metros, com rugas, unhas e outras características físicas humanas perfeitamente reproduzidas. Mas talvez o que mais chame atenção seja a profundidade das expressões: olhares perdidos, de carinho, de apreensão fazem as estruturas de resina e acrílico parecerem super-humanos. Sucesso de público em Paris e Buenos Aires, nove obras do artista seguem expostas até junho no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro.

Entre os destaques, está Casal sob o guarda-sol, de 2013, que retrata dois idosos de proporções imensas trocando carinhos na praia, e Mulher com compras (abaixo), de estatura menor que a humana. Ambas revelam a proposta de Mueck: usar tamanhos sobrenaturais para despertar o observador para o fantástico no cotidiano. 

Ron Mueck. Museu de Arte Moderna (MAM). Avenida Infante Dom Henrique, 85, Flamengo, Rio de Janeiro. Terça a sexta, das 12h às 18h. Sábado e domingo, das 12h às 19h. Informações: (21) 2240-4944. R$ 14. Grátis na quarta, depois das 15h. Até 1o de junho de 2014.