Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Fale com a mamãe

fevereiro de 2008
Mãe com filhos: © MATKA WARIATKA/SHUTTERSTOCK
Oportunidade de explicar coisas para a mãe facilita a resolução de problemas e melhora a memória de longo prazo
As crianças aprendem mais quando têm a oportunidade de contar à mãe os desafios e problemas que vivenciam fora de casa, principalmente na escola. Estudo publicado no Journal of Experimental Child Psychology concluiu que o simples fato de a mãe ouvir a criança, mesmo sem lhe oferecer nenhum tipo de ajuda, facilita a resolução de problemas e a formação de memória de longo prazo.

Participaram do estudo cerca de 50 crianças entre 4 e 5 anos, às quais foram apresentados problemas que elas deveriam resolver em três cenários: com a possibilidade de explicar a solução a sua mãe; sozinhas, mas com a permissão de falar consigo mesmas; e em silêncio. O desempenho sempre foi significativamente melhor na primeira situação.

Segundo os pesquisadores, os resultados não causam surpresa, mas têm o mérito de confirmar o que todo mundo sabe: a importância da proximidade entre mãe e filho, especialmente no acompanhamento do desempenho escolar. A equipe de psicólogos pretende agora estudar o mesmo efeito em relação à presença paterna e à de outros membros da família.