Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Fazendo as pazes com o corpo

Exposição de imagens e relatos de pacientes com câncer de mama participa da campanha Outubro Rosa; redescoberta da feminilidade é tema central da mostra

outubro de 2014
© HUGO LENZ/REPRODUÇÃO
O câncer de mama é uma das doenças mais comuns entre mulheres. A patologia tem grandes chances de cura quando descoberta em estágio inicial, mas o tratamento costuma abalar a autoestima das pacientes, principalmente se é preciso retirar cirurgicamente parte dos seios. Outubro é o mês oficial de combate ao câncer de mama, e a campanha Outubro rosa promove atividades ligadas à conscientização em todo o mundo, desde 1990.

Com fotos e relatos de 50 brasileiras, espanholas e americanas diagnosticadas com câncer de mama, a mostra De peito aberto trata da redescoberta da feminilidade, da libido e do bem-estar com o corpo depois da doença.

O fotógrafo Hugo Lenzi clicou pacientes entre 18 e 70 anos em momentos íntimos com o marido e os filhos durante o tratamento, e em fases delicadas, como a descoberta do câncer  Os depoimentos das modelos foram colhidos pela jornalista Vera Golik, mulher de Lenzi. “Em uma mesma semana soube que dois irmãos meus esta- vam com câncer. Um mês depois, minha mãe também foi diagnosticada”, conta a jornalista sobre a ideia da mostra, em exposição na estação de metrô Luz, em São Paulo. “Tentamos registrar o universo feminino de uma perspectiva mais humana e sensível. É um apelo para que os profissionais da saúde enxerguem não apenas a doença da paciente, mas o ser humano”, diz Lenzi.

De Peito Aberto – a autoestima da mulher com câncer de mama, uma abordagem humanista. Shopping Praça da Moça – Piso Araucária. Rua Graciosa, s/n, Diadema. Segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 12h às 20h30. Grátis. Até 20 de outubro.