Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Filho de Freud protagoniza série em quadrinhos

Ilustrador Pacha Urbano retrata cotidiano imaginário da família do criador da psicanálise

fevereiro de 2014
Capa: divulgação
Livro O Filho do Freud, da editora Zás
“Deve ter sido horrível ter sido filho desse cara”, pensou o estudante durante uma aula de introdução à psicanálise, enquanto rabiscava numa folha de caderno uma charge inspirada no “cara” em questão – ninguém menos que Sigmund Freud – tratando o filho criança com sarcasmo e distanciamento científico.

O sucesso do esboço na internet incentivou o aluno do curso de pedagogia Pacha Urbano, ilustrador autodidata, a dar continuidade com os personagens. Criou uma página na rede com o título As traumáticas aventuras do filho do Freud – filhodofreud.tumblr.com – e passou a postar tiras de humor sobre o cotidiano da família do criador da psicanálise, tomando emprestado nomes e parentescos reais.

O protagonista é Jean-Martin, o primogênito. Um garoto devorador de livros que tenta a todo custo agradar ao pai, mas tudo o que consegue fazer são perguntas desconcertantes, que não raro fazem referência a deturpações comuns dos conceitos mais popularizados da teoria freudiana, como complexo de Édipo ou ego. Jean é frequentemente enganado pela irmã caçula, Anna, uma criança que faz ironias dignas de adulto, literalmente apaixonada pelo pai e interessada nas facetas mais hediondas do ser humano – uma sátira à futura psicanalista que a verdadeira Anna Freud veio a se tornar.

O clã é completado pela esposa Martha, o corvo de estimação Edgard e o cachorro Jo-Fi. Algumas das tiras foram lançadas em livro: O Filho do Freud, da editora Zás. A edição traz uma série inédita na qual um ressentido Freud troca ofensas com o ex-discípulo Carl Jung, personagem que volta e meia aparece no tumblr passando trotes telefônicos no antigo mestre. Sigmund Freud – o real – declarou no texto Os chistes e sua relação com inconsciente (1905) que “o humor é um dom precioso e raro”. Urbano certamente foi agraciado com ele.
Tiras: Pacha Urbano | Divulgação
Tiras postadas no Tumblr: "Não sou psicanalista e sou filho único de mãe solteira", esclarece com humor o autor