Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Filósofos querem explicar inexplicável

janeiro de 2009
©ISTOCKPHOTO
Um grupo de filósofos e cientistas cognitivos britânicos deu início a um projeto de três anos que vai investigar os fenômenos da consciência que a ciência contemporânea não consegue explicar. Com um orçamento de 380 mil libras (mais de 1,2 milhão de reais), o projeto é coordenado pelos filósofos Paul Coates e Sam Coleman, da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido.

“Quando nós vemos o pôr-do-sol ou ouvimos um concerto nossos órgãos sensoriais, cérebro e corpo são estimulados via mecanismos que são bem conhecidos pelas ciências físicas e biológicas. Mas durante essa experiência nós também desfrutamos de estados de consciência diferenciados. Como isso é possível? Como as qualidades que se manifestam nessa experiência se relacionam com as propriedades e as descrições físicas do mundo físico?”, diz Coates sobre os objetivos do estudo.

Para responder a estas perguntas “simples”, os pesquisadores pretendem trabalhar com vários colaboradores para destrinchar o significado dos resultados experimentais na psicologia e nas neurociências, sempre amparados pela fenomenologia e outras formas de questionamento filosófico.