Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Fundamentos da neurociência, por Eric Kandel

Obra de um dos mais influentes cientistas contemporâneos, Princípios de neurociências chega a sua 5ª edição

dezembro de 2014
Divulgação

Aos 85 anos, Eric Kandel é um dos mais influentes cientistas contemporâneos. Ele passou mais de quatro décadas estudando um organismo muito simples do gênero Aplysia, um tipo de lesma-do-mar, para entender os mecanismos da memória, pesquisa pela qual recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 2000. Os processos que ele desvendou são os mesmos que, no cérebro humano, regem as lembranças de curto e longo prazo.

Seu trabalho é particularmente importante por encontrar uma base molecular em um processo mental, no caso, a memória. É também um reflexo de a neurociência ser uma área recente e em constante atualização – principalmente depois do avanço das tecnologias de neuroimageamento.

Escrita por Kandel e colegas, a obra Princípios de neurociências tem sua quinta edição lançada pela Artmed. A primeira parte do livro faz relações entre determinadas funções mentais e partes específicas do cérebro. São apresentadas ideias básicas da neurociência, como a relação entre cérebro e comportamento, estruturação do sistema nervoso, planejamento e organização do movimento. As demais partes tratam das funções cognitivas e de afeto: percepção, emoção, desenvolvimento, aprendizado e memória.

Como disse Kandel, “a integração entre biologia molecular e psiquiatria trará uma maior compreensão da mente humana e estratégias terapêuticas mais eficazes” – a detalhada análise de possíveis mecanismos neurobiológicos que a obra faz de autismo, esquizofrenia e outros transtornos comprova que essa associação é promissora. 

Leia mais

Memória turbinada
Estudo coordenado pelo neurocientista Eric Kandel indica que a melhor maneira de aprender pode não ser em blocos de tempo regulares, mas em intervalos de treinos.

Freud está de volta
Neurocientistas revelam provas de algumas das teorias de Freud e desvendam os mecanismos que estão por trás dos processos mentais descritos por ele