Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Grupo de Estudos sobre a obra de Christophe Dejours

Com reuniões semanais, programa busca aprofundar a obra do autor a partir de seus textos voltados para a clínica psicanalítica

agosto de 2017
Da redação
Sénat Sénat

Embora Christophe Dejours, médico francês com formação em psicossomática e psicanálise, seja bastante conhecido no Brasil por suas contribuições acerca das relações entre saúde e trabalho, a produção teórica e clínica deste autor vai muito além das demandas voltadas ao trabalho.

Preocupado com as questões do corpo em seu duplo registro, ao mesmo tempo biológico e erógeno, Dejours desenvolve uma terceira tópica, apresentada no livro “O corpo entre a biologia e a Psicanálise” no qual, partindo da proposta freudiana do inconsciente, concebe uma topologia para o aparelho psíquico onde o inconsciente é clivado e as relações dinâmicas entre os elementos dessa clivagem responderiam pelas diferenças sintomáticas.

Associando a autoconservação ao inconsciente filogenético, o autor nos mostra que as manifestações deste inconsciente, quando não mediadas pelas representações do pré-consciente, resultam em somatizações.

Este será o ponto de partida para os nossos estudos, que acabará por nos direcionar a outras noções bastante importantes para a clínica contemporânea: a da repressão e a da subversão libidinal, temas trabalhados no segundo livro a ser estudado: “Repressão e subversão em psicossomática – Pesquisas psicanalíticas sobre o corpo”.

Esta obra apresenta os caminhos que levam à passagem do corpo biológico ao corpo erógeno, discutindo, ainda, a questão da existência de sentido nas somatizações, assim como as distinções entre as manifestações psicossomáticas e os processos psicóticos. Nossa proposta seguirá nesta direção, o que provavelmente nos demandará o retorno a alguns textos freudianos ou de outros autores que nos sirvam de apoio para a compreensão e aprofundamento neste tema de estudo.

A Coordenação do projeto é assinada por Lilian M. J. Carbone – Psicanalista. Especialista em Psicologia Clínica. Membro do Departamento de Psicossomática Psicanalítica do Instituto Sedes Sapientiae. Professora do Curso de Psicossomática Psicanalítica do Instituto Sedes Sapientiae. Os encontros ocorrerão semanalmente, às quartas-feiras, das 16h30 às 18h30, no Instituto Sedes Sapientiae, Rua Ministro Godói, 1484, Perdizes, São Paulo. Para se inscrever basta enviar um email para o endereço: psicossomaticapsicanalitica@sedes.org.br. O custo do curso é no valor de R$ 280,00 mesnais, sendo que serão aceitos, no máximo, 13 participantes.