Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Teatro
Grupos de apoio psicológico tratados com bom humor

abril de 2008
DIVULGAÇÃO
Um rapaz com tendência homicida, uma garota com compulsão por mentir, uma mulher histérica. Estes são alguns dos personagens que descortinam seus conflitos psicológicos em depoimentos, nos moldes dos que ocorrem nas salas de ajuda de associações onde pessoas compartilham, anonimamente, experiências e esperanças, a fim de controlar sintomas e superar, por meio de 12 passos, os limites do sofrimento psíquico.

Esse é o mote da comédia Neuróticos (N.A.), criada e interpretada pelo Grupo da Oficina, sob supervisão do diretor teatral Maurício Lencasttre. “A montagem é o resultado de entrevistas e pesquisa cênica, realizada pelos atores um ano em grupos anônimos de auto-ajuda, quando foram feitas observações das sessões e entrevistas com os freqüentadores”. O desafio era criar uma peça inédita sobre tais salas, que abordasse o tema de forma divertida, mas respeitosa. “No final, optamos por retratar os neuróticos dada a riqueza de material humano encontrada”, diz Lencasttre.

Neuróticos (N.A.). Spaço dos Insights Rua Pintassilgo, 405, Moema, São Paulo, SP. Tel.:(11) 76002673.12 anos. Preços: R$ 15,00 e R$ 30,00. Desconto de 50% extensivo a acompanhantes mediante apresentação de um exemplar da edição 183 de Mente&Cérebro. Sáb. às 22h30 e dom. às 20h30. Até 30 de junho.