Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Infecção pode causar Alzheimer

julho de 2008
UNIVERSIDADE DO ARIZONA
VÍRUS Herpes simplex 1
Nos últimos anos, um grande número de doenças crônicas tem sido associado a infecções. Assim foi com as úlceras estomacais, que, hoje se sabe, podem ser causadas pela bactéria Helicobacter pylori, e também com a asma crônica em adultos, deflagrada pela Chlamydia pneumonia. O tema, que há algum tempo ronda os pesquisadores da área de doenças neurodegenerativas, foi amplamente abordado numa edição especial do Journal of Alzheimerís Diseases.

Sabe-se que alguns tipos de demência podem ser resultado de infecções bacterianas, como é o caso da sífilis. O próprio Alois Alzheimer, por sinal, suspeitou que a doença descoberta por ele há mais de um século tivesse causa infecciosa, já que alguns microorganismos levam a um quadro inflamatório caracterizado por deposição de proteínas amilóides, típicas dessa patologia.

Atualmente, os principais candidatos a vilões do Alzheimer são o vírus Herpes simplex tipo 1, a Chlamydia pneumonia e diversas outras bactérias genericamente conhecidas como espiroquetas. Alguns autores acreditam que o uso de antibióticos ainda na fase inicial da doença poderia deter sua progressão de forma significativa. Estudos desse tipo já começam a ser planejados.