Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Internet faz bem

março de 2009
© Christian Kretz/istockphoto
Muito se tem discutido sobre a influência da internet nas relações sociais, principalmente entre adolescentes. Alguns estudos sugerem que o uso intensivo da rede mundial de computadores empobrece o convívio social e favorece o isolamento. No entanto, artigo publicado na edição de março da revista Current Directions in Psychological Science, aponta da direção contrária.

O estudo foi conduzido por psicólogos e cientistas sociais da Universidade de Amsterdã, Holanda, que revisaram pesquisas sobre o tema publicadas nos últimos dez anos. Uma das conclusões é que, pelo menos nos países ocidentais, os jovens vêm usando a internet mais para fortalecer relações já existentes do que para fazer novas amizades.

Os pesquisadores observaram também que ferramentas de chat e comunidades virtuais, por exemplo, encorajam a honestidade em conversas sobre questões pessoais – que envolvem emoções, sentimentos, vulnerabilidades – o que é mais raro ocorrer em situações face-a-face. Essas conversas mais íntimas parece estar positivamente relacionadas a maior satisfação com as amizades e menos stress, segundo os autores. Eles mostram ainda que a “navegação solitária”, mais rara nos estudos avaliados, se associou a índices mais baixos de bem-estar e deve ser considerada como um risco à saúde mental dos jovens.