Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Introdução à psicossomática

Curso à distância com enfoque psicanalítico aborda conceitos de histeria, hipocondria e somatização

abril de 2016
Adoecer não é um fenômeno meramente físico – e também não depende apenas da ação da mente. "Dizer que as doenças se relacionam só com o fisiológico ou que são as emoções que as desencadeiam, ainda que tenham sua parcela de contribuição, é uma visão parcial, que não explica por que nem como esse processo ocorre ", diz a psicóloga Sonia Maria Rio Neves, especialista em psicossomática, professora do Instituto Sede Sapientiae de São Paulo e uma das coordenadoras do curso à distância Introdução à psicossomática, promovido pelo portal educacional PsiquEaD, que começa nesta quarta-feira.

A proposta é introduzir o assunto partindo da teoria psicanalítica, com destaque para o conceito de equilíbrio psicossomático como um elemento fundamental na manutenção da saúde física e mental. O programa, também ministrado pela psicóloga especialista em saúde pública Regina Vaz, parte de uma contextualização histórica da psicossomática. Serão vistas as abordagens de Georg Groddeck, Franz Alexander e da Escola de Paris, chegando aos conceitos de histeria, hipocondria e somatização, apresentando as distinções entre eles. Para garantir maior flexibilidade de horários e facilitar o acesso ao material multimídia é usada a plataforma Moodle. 

A carga horária total é de 40 horas, com aulas semanais por oito semanas consecutivas. Mais informações e matrículas no site www.psiquead.com.br