Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Lições de dança e cidadania

Escola Bolshoi no Brasil, única filial do balé fora da Rússia, está com inscrições abertas

agosto de 2007
Divulgação
No palco, movimentos harmoniosos; fora, discussão sobre ética
Nas salas de aula revestidas de espelhos, meninas e meninos de várias regiões do país ensaiam passos e corrigem a postura, movendo-se de forma harmoniosa. Cada mínimo gesto da coreografia é estudado e repetido até aproximar-se da perfeição. Esse aprendizado é rotina da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville, Santa Catarina. Mais que formação em dança clássica e contemporânea, porém, as 300 crianças e adolescentes com idade entre 8 e 13 anos recebem lições de auto-estima e cidadania. Aproximadamente 80% dos estudantes são filhos de famílias carentes e recebem bolsa de estudo integral. “O aluno é visto de forma global. Temos a preocupação de agregar em nosso programa conteúdos e atividades que contribuam para o amadurecimento artístico e profissional dos estudantes”, afirma a coordenadora da escola, Sylvana Albuquerque.

Além da proximidade com a arte, que por si só oferece inúmeras oportunidades de percepção e desenvolvimento da sensibilidade, os alunos tomam contato com outras culturas e desenvolvem valores éticos ao descobrir a importância do empenho para atingir objetivos, dos cuidados com o próprio corpo e da organização.

A proposta é formar artistas-cidadãos. Os cursos incluem disciplinas como história do balé, elementos de circo, maquiagem, ginástica, danças populares históricas, danças populares brasileiras, língua estrangeira e literatura musical.

O desempenho dos bailarinos é acompanhado por mestres da companhia que, após 224 anos de história e consagração internacional, inaugurou no Brasil, em março de 2000, a única sucursal fora da Rússia. Além dos alunos brasileiros, a escola recebe jovens da Europa e dos Estados Unidos. Os professores – russos, brasileiros e um ucraniano – se orgulham de formar, no Brasil, profissionais com a mesma qualidade artística e rigor técnico praticados pelo Balé Bolshoi em Moscou.

As inscrições para interessados nos cursos de 2008 vão até 28 de setembro. Informações: www.escolabolshoi.com.br.