Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Livro infantil aborda o medo de crescer

Obra ajuda crianças a lidar com a ansiedade e insegurança relacionadas ao processo de amadurecimento

março de 2015
DIVULGAÇÃO
Há fases na vida em que tudo o que a gente quer é crescer – e de preferência logo, para não ter de dar tanta satisfação nem receber ordens a torto e a direito de quem cresceu antes. Nesses momentos, a gente tem a impressão de que, se formos grandes, faremos as coisas livremente, na hora e do jeito queremos. Logo a gente vai descobrir que não é bem assim e, antes disso, às vezes chegam medos relacionados ao crescer.

É possível pensar, por exemplo, que podemos crescer demais – ou de menos – e ficar sem lugar. Ou crescer de maneira desigual. O simpático elefantinho cor-de-rosa protagonista de “Pomelo cresce”, lançado pela editora Caramelo, temia que todo o crescimento se concentrasse em partes específicas do corpo. Já pensou se só a tromba, uma única orelha ou o rabinho aumentassem de tamanho? Pomelo também se pergunta como é que se cresce por dentro para também crescer por fora. E quem fica maior que todo mundo leva alguma vantagem? Mais ainda: será que quando a gente cresce deixa alguma coisa pelo meio do caminho? Pois é, às vezes ficamos mesmo ansiosos para virar logo a página e saber o que nos espera ali na frente.

O bom é que nesse processo terminamos nos surpreendendo ao fazer aquilo que nem tínhamos imaginado. Porque crescer tem disso: passamos a ver coisas novas – ou as mesmas coisas de outros jeitos, tão diferentes que parece que foi o mundo que se transformou de repente, mesmo que quem tenha mudado seja a gente. No livro escrito por Ramona Bãdescu e ilustrado por Benjamin Chaud, aos poucos Pomelo se dá conta de que crescer é descobrir nuances, fazer escolhas, experimentar coisas novas. Se pensarmos muito a respeito, parece complicado, mas é uma aventura que vale a pena.

Pomelo cresce.
Ramona Bãdescu. Ilustrações: Benjamin Chaud.
Caramelo, 2014.
44 págs. R$ 42,00

Veja mais resenhas de lançamentos na edição de março da Mente e Cérebro, que pode ser adquirida na Loja Segmento: http://bit.ly/184InXR

 

Leia mais:
Leituras de férias para mexer com a cabeça das crianças
O período livre costuma ser um bom momento para colocar a leitura em dia – e isso vale também para as publicações voltadas ao público infantil

Livro propõe pintura para aliviar o estresse
Adultos e crianças são convidados a relaxar em um universo lúdico