Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Livro resume avanços da pesquisa sobre epilepsia

abril de 2009
Divulgação
O livro Neurociência e Epilepsia, que acaba de ser lançado pela Editora Plêiade, resume as atividades de pesquisa do programa Cooperação Interinstitucional de Apoio a Pesquisas sobre o Cérebro (CinAPCe), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) e que conta com 180 colaboradores de vários centros no Estado de São Paulo. Segundo Fernando Cendes, coordenador científico do CInAPCe e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), os principais interesses do programa, quando foi lançado em 2007, eram a criação de infra-estrutura adequada para a pesquisa – voltada para o estudo da epilepsia – e a formação de uma rede de cooperação entre grupos de pesquisa de São Paulo.

De acordo com o pesquisador, a proposta é que a publicação ofereça um panorama das pesquisas do CInAPCe e dos recursos disponíveis no programa. O objetivo da obra não é funcionar como material de formação, mas de informação e divulgação para profissionais do meio científico. “Os equipamentos de grande porte que são parte importante do programa acabam de ser instalados no centro do CInAPC e na Unicamp e será inaugurado em maio. Mas, durante o processo de instalação de infra-estrutura, houve um grande esforço para a interação dos grupos de pesquisa. O livro resume essas atividades e mostra as ações do programa até agora”, diz o pesquisador. A publicação está subdividida em quatro seções: “Aplicação Clínica”, “Desenvolvimento Tecnológico”, “Ciência Básica e Experimental” e “Educação e Interação Social”.

“Algumas das pesquisas são resultados preliminares que logo serão aprofundados. O título será útil para fortalecer a rede, pois, se um pesquisador está fazendo algo complementar aos estudos apresentados ali, saberá onde procurar interação e intercâmbio de recursos. Em vez de esperar que o resultado final da pesquisa seja publicado oficialmente, queríamos acelerar esse processo, mostrando que estamos abertos à interação”, disse Cendes.

Além da inauguração do novo centro na Unicamp, o programa lançará, também em maio, um curso para cerca de 300 professores do ensino infantil, fundamental e médio, voltado para as áreas de educação, saúde e ética. Os cursos serão montados a partir de polos em São Paulo, Campinas, São Carlos e Ribeirão Preto. “Essa é uma iniciativa muito importante, porque permitirá que o conhecimento produzido pelo programa chegue à sociedade. Essa disseminação será fundamental, uma vez que o CInAPCe tem foco em epilepsia, que é uma doença que não tem apenas conseqüências na saúde, mas também tem impacto social e cultural. A divulgação do conhecimento será importante para eliminar mitos e preconceitos relacionados à doença”, disse Cendes.

O livro pode ser baixado no endereço: www.cinapce.org.br/video/download_audio_video_86.rar (arquivo em pdf comprimido em extensão rar).

Para adquirir a edição impressa, entrar em contato com a Editora Plêiade: www.editorapleiade.com.br ou (11) 2579-9863. (Com informações da Agência Fapesp)