Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Mãe cria aparelho para que filho possa caminhar

O dispositivo permite que o menino com paralisia ande preso ao corpo da mãe

maio de 2014
Alan Lewis/Divulgação

Charlotte Taylor, de 3 anos, ganha um beijo do irmão gêmeo, Daniel: o Firefly Upsee é ajustado na cintura do adulto e tanto ele como a criança ficam com as mãos livres

“Ele não percebe as próprias pernas, não poderá movimentá-las”, disseram os médicos para a israelense Debby Elnatan sobre seu filho Rotem, de 2 anos, com paralisia cerebral. Mesmo assim, a terapeuta musical continuou a diariamente simular passos com a criança, segurando-a pelos braços e empurrando-a com as pernas.”

Isso exigia muito esforço dele e meu. No auge do desespero surgiu a ideia de um aparelho com o qual ele pudesse andar usando o meu corpo”, diz Debby sobre o Firefly Upsee. Desenhado por ela, o dispositivo contém um colete com cintos e sandálias que permitem que a criança seja ajustada de pé nas pernas do adulto e pise junto com ele, deixando as mãos de ambos livres.

A ideia foi comprada pela empresa irlandesa Leckey, especializada em produtos para pessoas com dificuldades motoras. O aparelho é vendido por 300 libras pelo site www.fireflyfriends.com, que traz vídeos explicativos e depoimentos escritos das mães das crianças que usam o produto.