Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Manifestações de julho em revista sobre psicanálise e cultura

Massa e poder trata da singularidade do indivíduo nas multidões e das discussões políticas que se disseminaram nas redes sociais

abril de 2014
Divulgação
As manifestações que ocorreram em vários estados brasileiros em junho de 2013 tiveram grande adesão popular – pela primeira vez em muitas décadas, um número expressivo de brasileiros de diferentes classes sociais saiu às ruas em protesto, com diversas demandas políticas.

Com o título Massa e poder, a 57ª edição da revista IDE – Psicanálise e Cultura traz artigos de vários autores sobre o fenômeno social.  O escritor Julián Fuks, por exemplo, trata do vazio das discussões políticas que se disseminaram nas redes sociais e na mídia  com o texto “As vozes das ruas dizem tudo e nada”; o psicanalista Joel Birman analisa a singularidade do indivíduo nas multidões.

A edição traz também um texto sobre o trabalho do artista plástico Arthur Bispo do Rosário, que ele produziu ao longo das décadas que passou internado em um centro psiquiátrico. E uma crítica sobre a peça Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues, que a relaciona a busca humana pela constituição de si.

Revista IDE: psicanálise e cultura, vol. 57. SBPSP, 2014. 228 págs. R$ 35,00.